“CANTO A BELEZA, CANTO A PUTARIA”: DE BOCAGE A CAMÕES, DE BOCAGE E CAMÕES A ADÍLIA

Autores

  • Luis Maffei Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i11.50664

Palavras-chave:

Bocage, Camões, Adília Lopes, poesia libertina

Resumo

HÁ, NA LÍRICA PORTUGUESA, UMA TRADIÇÃO QUE MUITO BEM PODE SER CONSIDERADA PORNOGRÁFICA. NESSE CAMPO, O NOME INCONTORNÁVEL É O DE BOCAGE. NÃO OBSTANTE, É NA ALTÍSSIMA VOLTAGEM ERÓTICA DA POESIA CAMONIANA QUE BOCAGE BUSCA BOA PARTE DE SUA INSPIRAÇÃO, POIS É EM CAMÕES QUE SE ENCONTRA, EM ESTADO INOVADOR, UMA DICÇÃO QUE CONTEMPLA, POR EXEMPLO, A ARTICULAÇÃO ENTRE AMOR E PRÁTICA ERÓTICA. NESSA TRADIÇÃO, A CONTEMPORANEIDADE PORTUGUESA APRESENTA O NOME DE ADÍLIA LOLOPES, POETA QUE, ENTRE OUTROS TEMAS, CANTA DIVERSAS POSSIBILIDADES DO CORPO.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-06-29

Edição

Seção

Geral

Como Citar

“CANTO A BELEZA, CANTO A PUTARIA”: DE BOCAGE A CAMÕES, DE BOCAGE E CAMÕES A ADÍLIA. (2007). Via Atlântica, 8(1), 75-86. https://doi.org/10.11606/va.v0i11.50664