A revista Claridade em chave freyreana: tradicionalismo e aproximação da metrópole portuguesa

Autores

  • Thiago Mio Salla Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i25.69495

Palavras-chave:

Revista Claridade, Gilberto Freyre, Cabo Verde, Brasil, Transnacionalismo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo examinar o diálogo estabelecido entre a primeira fase da revista literária Claridade, publicada em Cabo Verde, e o ideário que vinha sendo construído por Gilberto Freyre, num contexto de reconhecido intercâmbio literário e intelectual entre a então colônia portuguesa na África e o Brasil. Para tanto, o foco se concentrará nas relações estabelecidas entre as poesias, contos, trechos de romance e ensaios estampados nos três primeiros números da publicação cabo-verdiana, entre 1936 e 1937, e os conceitos difundidos, principalmente, pelo Livro do Nordeste (1925) pela grande obra do sociólogo pernambucano Casa-grande & senzala (1933).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Mio Salla, Universidade de São Paulo
    Professor Doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e realiza um segundo Doutorado no programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras também da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), sob a orientação de Paulo Motta Oliveira.

Downloads

Publicado

2014-07-24

Edição

Seção

Dossiê 25: Triangulações Atlânticas - transnacionalidades em língua portuguesa

Como Citar

A revista Claridade em chave freyreana: tradicionalismo e aproximação da metrópole portuguesa. (2014). Via Atlântica, 15(1), 103-117. https://doi.org/10.11606/va.v0i25.69495