Literatura de massa na escola: uma proposta de letramento literário

Autores

  • Ana Lúcia Espíndola UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Flávio Amorim da Rocha UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Programa de Pós-Graduação em Letras - Doutorando http://orcid.org/0000-0002-8216-7124

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i28.89994

Palavras-chave:

multimodalidade, letramento literário, literatura de massa

Resumo

Este artigo discute a questão da literatura de massa presente nas leituras realizadas por jovens do ensino médio do IFMS, problematizando a queixa comum de professores ao denunciarem que tais jovens não são leitores.  Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados a 166 estudantes e nos permitem indicar que obras populares ocupam um importante papel nas leituras que marcaram a vida desses sujeitos e podem vir a promover o letramento literário.

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Biografia do Autor

  • Ana Lúcia Espíndola, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desde 1992, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação Social e ao Doutorado em Letras.

    Orientadora do segundo autor deste artigo.

  • Flávio Amorim da Rocha, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Programa de Pós-Graduação em Letras - Doutorando

    Professor de língua inglesa e língua portuguesa no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus Campo Grande

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientado pela Professora Dra. Ana Lúcia Espíndola.

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Dossiê 28: Literatura e Educação

Como Citar

Literatura de massa na escola: uma proposta de letramento literário. (2015). Via Atlântica, 16(2), 249-261. https://doi.org/10.11606/va.v0i28.89994