A Confissão de Lúcio ou o dandismo como educação às avessas

Autores

  • Rafael Santana Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98631

Palavras-chave:

dandismo, decadentismo, modernismo, literatura e educação

Resumo

Este artigo propõe uma leitura de A Confissão de Lúcio de Mário de Sá-Carneiro a partir do conceito de dandismo como educação às avessas. Para tanto, apoia-se na teoria do desejo mimético de René Girard, além de recuperar algumas diretrizes platônicas acerca do tema Literatura e Educação.

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Biografia do Autor

  • Rafael Santana, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professor Adjunto de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutor em Literatura Portuguesa pela mesma universidade, onde defendeu a tese intitulada Lições do Esfinge Gorda, sobre a prosa e a correspondência literária de Mário de Sá-Carneiro. Atua principalmente nos seguintes temas: Decadentismo, Modernismo e ecos do fim de século na literatura contemporânea. Tem artigos publicados no Brasil e no exterior. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3361786514654494

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

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Como Citar

SANTANA, Rafael. A Confissão de Lúcio ou o dandismo como educação às avessas. Via Atlântica, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 365–380, 2015. DOI: 10.11606/va.v0i28.98631. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98631.. Acesso em: 18 abr. 2024.