Entre a guerra, a natureza e a infância–um retrato das marcas pós-coloniais na obra A guerra dos fazedores de chuva com os caçadores de nuvens: guerra para crianças de Luandino Vieira

Autores

  • Júlia Parreira Zuza Andrade Universidade de Coimbra (Portugal)
  • José Luís Pires Laranjeira Universidade de Coimbra (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i27.98645

Palavras-chave:

literatura angolana, pós-colonialismo, Luandino Vieira, literatura infantojuvenil, guerra de independência

Resumo

O artigo analisa a obra A guerra dos fazedores de chuva com os caçadores de nuvens destinada para o público infantojuvenil do angolano Luandino Vieira. Através de uma perspectiva pós-colonial, é descortinada a violência sofrida por Angola em sua colonização, culminando na luta de independência. A natureza participa ativamente dos acontecimentos, numa metáfora com a nação que passa a ser repensada e as crianças ocupam papel de destaque, sobretudo ao final da batalha. A partir do estudo, é possível reavaliar os vestígios coloniais e pós-coloniais contidos na obra, ampliando a discussão sobre os pós-colonialismos nas literaturas africanas de língua portuguesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Júlia Parreira Zuza Andrade, Universidade de Coimbra (Portugal)

    Doutoranda em Materialidades da Literatura na Universidade de Coimbra (Portugal)e mestre em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino pela mesma universidade. Graduada em Comunicação Social pela Puc-MG com pós-graduação em Gestão Cultural pelao Centro Universitário UNA- MG, possui como áreas de interesse literatura infantojuvenil, literaturas africanas de língua portuguesa, ilustração, mercado editorial e conta com artigos e apresentações em colóquios sobre os temas citados. Além da trajetória acadêmica, é escritora e possui poemas publicados e premiados em diversos concursos e antologias brasileiros. Em 2015 será lançado seu primeiro livro infantojuvenil.

  • José Luís Pires Laranjeira, Universidade de Coimbra (Portugal)
    Doutor em Literaturas Africanas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) onde é actualmente Professor Associado. É ainda responsável pelas cadeiras de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, desde 1981, e também de Culturas Africanas. Os seus interesses actuais de investigação englobam a História, Sociedade, Política e Cultura e as Literaturas Africanas, e ainda o estudo de aforismos e outros textos curtos em várias culturas e também alguns aspectos de culturas orientais e do Médio Oriente (nomeadamente filosofia, religião e poesia tradicional e clássica da China, Japão, Índia e Pérsia), neste último caso não necessariamente para a produção de materiais científicos.

Downloads

Publicado

2015-06-21

Edição

Seção

Dossiê 27: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e o Pós-Independência

Como Citar

Entre a guerra, a natureza e a infância–um retrato das marcas pós-coloniais na obra A guerra dos fazedores de chuva com os caçadores de nuvens: guerra para crianças de Luandino Vieira. (2015). Via Atlântica, 16(1), 163-179. https://doi.org/10.11606/va.v0i27.98645