Pastiche Pós-moderno: O Caso de Mrs. Osmond, de John Banville
DOI:
https://doi.org/10.37389/abei.v22i1.3852Palavras-chave:
John Banville, Mrs.Osmond, Pastiche, Paródia, Figura autoralResumo
Segundo Genette e Hutcheon, a paródia é transformacional em sua relação com outros textos, enquanto o pastiche é imitativo. Outros teóricos como Hoesterey e Dyer redefiniram o pastiche (e práticas textuais imitativas) a partir da perspectiva da estética pós-moderna e exploraram a maneira pela obras de arte anteriores são ressignificadas, pois o pastiche está associado a uma consciência da historicidade. O objetivo deste artigo é analisar Mrs. Osmond (2017), de John Banville, como exemplo de um pastiche pós-moderno que não só opera por correspondência ou tributo em relação a The Portrait of a Lady (1881), de Henry James, mas também como um romance no qual a recontextualização cria diferenças significativas entre as obras literárias envolvidas. É a essa distância que o texto de Banville desestabiliza as noções tradicionais de pastiche e produz um efeito mais polivalente, além de uma expansão da multiplicidade já associada a sua figura autoral.
Referências
Banville, John. “John Banville: Novels Were Never the Same after Henry James”. Irish Times. October 7, 2017, available in https://www.irishtimes.com/culture/books/john-banville-novels-were-never-the-same-after-henry-james-1.3242726
---. “The Master by the Arno”. Literary Review. March 2017, available in https://literaryreview.co.uk/the-master-by-the-arno
---. Mrs Osmond. Harmondsworth: Penguin Books, 2018.
De Teresa Ochoa, Adriana. “La función del autor en la circulación literaria”. Circulaciones: trayectorias del texto literario. México: Bonilla Artigas Editores/ UNAM, 2010, pp. 105-128.
D’hoker, Elke. “From Isabel Archer to Mrs Osmond: John Banville Reinterprets Henry James”. John Banville and His Precursors. Pietra Palazzo, Michael Springer and Stephen Butler, eds. London and New York: Bloomsbury, 2019. Kindle Edition.
Dyer, Richard. Pastiche. London and New York: Routledge, 2007.
Finch, Charles. “John Banville’s ‘Mrs Osmond’ and the Impossibility of Imitating Henry James”. The New Yorker. December 7, 2017, available in https://www.newyorker.com/books/page-turner/john-banvilles-mrs-osmond-and-the-impossibility-of-imitating-henry-james
Genette, Gérard. Palimpsests. Literature in the Second Degree. Channa Newman and Claude Doubinsky, trads. Lincoln and London: University of Nebraska Press, 1997.
Hoesterey, Ingeborg. Pastiche. Cultural Memory in Art, Film, Literature. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 2001.
Hutcheon, Linda. A Poetics of Postmodernism. History, Theory, Fiction. London and New York: Routledge, 2004.
--- A Theory of Parody. The Teachings of Twentieth-Century Art Forms. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 2000.
James, Henry. The Portrait of a Lady. Harmondsworth: Penguin Classics, 1989.
Kaplan, Fred. Henry James: The Imagination of Genius, A Biography. Baltimore: John Hopkins University Press, 1999.
Meizoz, Jérôme. “Ce que l’on fait dire au silence: posture, ethos, image d’auteur”. Argumentation et Analyse du Discours, 3 | 2009, 15 October 2009, accessed 5 November 2019, http://journals.openedition.org/aad/667; DOI : 10.4000/aad.667, pp 1-12.
Sheridan, Kathy. “John Banville: ‘I’m not Very Interesting’”. The Irish Times. October 22, 2016.
Smit, David W. “The Later Styles of Henry James.” Style, vol. 21, no. 1, 1987, pp. 95–106. JSTOR, www.jstor.org/stable/42945633, accessed 2 December 2019.
Springer, Michael. “Introduction”. John Banville and His Precursors. Pietra Palazzo, Michael Springer and Stephen Butler, eds. London and New York: Bloomsbury, 2019. Kindle Edition.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Aurora Piñeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.