A lógica da mídia brasileira e os desafios para democratizar a comunicação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v21i1p125-129Palavras-chave:
Democratização da comunicação, Regulação democrática, Contra-hegemonia, Radiodifusão, CidadaniaResumo
O debate sobre a atuação da mídia no Brasil, em especial a televisão aberta, é uma das abordagens centrais de “A mídia descontrolada: episódios da luta contra o pensamento único”, livro mais recente do professor aposentado da ECA/USP, Laurindo Lalo Leal Filho. Resultado das reflexões do autor em artigos publicados na Revista do Brasil entre 2010 e 2018, a publicação levanta a crítica sobre temas como o posicionamento político adotado pelo jornalismo, a criminalização dos movimentos sociais e a ausência de regulação democrática do setor de comunicação. Também traz análises de como a hegemonia do sistema privado de mídia sobre as esferas cultural, social e política impõe obstáculos à luta pela democratização da comunicação e, por conseguinte, à veiculação de ideias alternativas.
Downloads
Referências
LEAL FILHO, Laurindo. A mídia descontrolada: episódios da luta contra o pensamento único. São Paulo: Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Creative Commons

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0