Comunicação popular e comunitária como alternativa à imprensa londrinense: um estudo de caso da ocupação Flores do Campo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p66-83Palavras-chave:
Comunicação popular e comunitária, Comunicação Comunitária, Ocupações urbanas, Ocupação Flores do CampoResumo
Em outubro de 2016, em Londrina (PR), centenas de famílias ocuparam o empreendimento “Jardim Flores do Campo” do Programa Minha Casa Minha Vida, cuja construção estava paralisada. Deste então, observou-se uma postura de depreciação, por uma parcela da imprensa, dos moradores do local. Neste quadro, formou-se um grupo que se inseriu na ocupação para realizar oficinas práticas de comunicação. Este estudo apresenta parte dos resultados obtidos a partir das oficinas; discorre sobre a ocupação Flores do Campo; apresenta as ideias da teoria de comunicação popular e comunitária; e faz um estudo de caso específico. Por meio deste estudo, percebemos a difusão de conteúdos que amplificaram a posição e voz dos moradores, com viés alternativo em relação à imprensa local; além da criação de um canal próprio da ocupação.
Downloads
Referências
BOULOS, Guilherme. Por que ocupamos? Uma introdução à luta dos sem-teto. São Paulo: Scortecci. 2012.
BOULOS, Guilherme. De que lado você está?: reflexões sobre a conjuntura política e urbana no Brasil. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2015.
MIANI, Rozinaldo. Os pressupostos teóricos da comunicação e sua condição de alternativa política ao monopólio midiático. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, v. 2, n. 25, p.221-223, dez. 2011. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/intexto/article/viewFile/16547/14492.
PELOSO, Ranulfo. Trabalho de base: seleção de roteiros organizados pelo Cepis/ Ranulfo Peloso (org.) 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
PERUZZO, Cicília M. K. Desafios da Comunicação Popular e Comunitária na Cibercultur@: Aproximação à proposta de Comunidade Emergente de Conhecimento Local. In: Ciberlegenda, v. 2, n. 25, Rio de Janeiro, 2011. Disponível: http://www.ciberlegenda.uff.br/index.php/revista/article/viewFile/488/285. Acesso em: 30 maio 2018.
ROLNIK, Raquel. Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2015.
RUIZ, Gabriel Pansardi. A comunicação popular e comunitária e o midiativismo em ação em uma ocupação urbana: a ocupação Flores do Campo – Londrina (PR). 142. Trabalho de Monografia de Pós Graduação em Comunicação Popular e Comunitária – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alana Nogueira Volpato, Gabriel Pansardi Ruiz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Como Citar
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2019/00781-9