Apocalipse carioca: peste, guerra, fome e morte no noticiário
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p195-209Palavras-chave:
Jornalismo construtivo, Rio de Janeiro, Critérios de noticiabilidadeResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla que se propõe a investigar como o noticiário carioca utiliza o aspecto negativo como principal critério de noticiabilidade. O “Jornalismo Construtivo” preconiza uma nova forma de abordagem das notícias pautado na função social do jornalismo, entendendo que deve-se ir além de apenas tornar público um problema, mas também munir sua audiência de informações inspiradoras que foquem em possíveis soluções. A partir desse conceito, a hipótese central deste trabalho é a de que o ambiente apontado pela mídia pode causar pessimismo e provocar uma sensação de apatia diante de um cenário apocalíptico. Usando como metáfora os quatro cavaleiros do apocalipse bíblico – Peste, Guerra, Fome e Morte – como instrumento de análise, observa-se que as manchetes imprimem um tom de caos absoluto na cidade.
Downloads
Referências
GALTUNG, J and RUGE, M. The Structure of Foreign News: The presentation of the Congo, Cuba and Cyprus crises four Norwegian newspapers. In.: WOLF, Mauro. Teoria das comunicações de massa. 6ª ed. São Paulo. WMF Martins Fontes, 2012, p. 215.
GOFFMAN, Erving. Os quadros da experiência social: uma perspectiva de análise. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
HAAGERUP, Ulrik. Constructive news. Dinamarca: Aarhus University Press, 2017.
JACKSON, J. You are what you read. Grã Bretanha. 1ª ed.Editora: CPI Group, 2019.
SINGER, B. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular in CHARNEY, Leo & SHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. 2ª ed. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
SONTAG, Susan. A Doença como Metáfora. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SONTAG, Susan. Aids e Suas Metáforas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
THOMPSON, John B. Mídia e Modernidade, uma teoria social da Mídia. 5ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo, Volume I: Porque as notícias são como são. 2.ed. Florianópolis: Insular, 2005.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo Volume II – A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. 2ª ed. Florianópolis: Insular, 2008.
TUCHMANN, Gaye. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In.: TRAQUINA, Nelson (org.) Jornalismo - questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993, p. 74-90.
WOLF, Mauro. Teoria das comunicações de massa. 6ª ed. São Paulo. WMF Martins Fontes, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Creative Commons (BY-NC-ND)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0