Os trilhos abrem caminho para o futebol brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p414-418Palavras-chave:
Charles Miller, Futebol, Livro-Reportagem, Nacional Atlético Clube, São Paulo Railway Athletic ClubResumo
Nacional: nos trilhos do futebol brasileiro, aborda a origem do esporte e a história do Nacional Atlético Clube, de São Paulo. O clube deriva do SP Railway Athletic Club, time ligado à empresa ferroviária inglesa onde trabalhava Charles Miller, “pai” do nosso ludopédio. Conta o autor, Leandro Massoni Ilhéu, que Miller organizou em São Paulo os primeiros jogos de futebol com regras. Ilhéu mostra características da sociedade nas primeiras décadas do século 20 por meio de subtemas como cultura, racismo, elitismo, urbanismo e imprensa, costurando-os a aspectos do futebol. A obra toca em histórias de conhecidos personagens do futebol que atuaram pelo Nacional como Jair Picerni, José Luiz Carbone e Rubens Minelli. Narrativas do livro revelam esperança, dificuldades e resiliência de funcionários, treinadores e jovens aspirantes a jogadores cujas vidas possuíram conexões com o clube em seus cem anos de história.
Downloads
Referências
ILHÉU, Leandro Massoni. Nacional: nos trilhos do futebol brasileiro. São Paulo: Casa Flutuante, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Creative Commons (BY-NC-ND)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0