O Ethos jornalístico nas crônicas de guerra de Rubem Braga
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p210-229Palavras-chave:
Jornalismo, Literatura, Ethos jornalístico, Crônica, Rubem BragaResumo
O artigo constitui uma análise da representação de um ethos jornalístico nas crônicas de guerra do escritor brasileiro Rubem Braga. O recorte empírico remete a quatro textos originalmente publicados no jornal Diário Carioca enquanto o cronista atuava como correspondente junto ao exército brasileiro na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A partir da análise das crônicas, verifica-se a complexidade por trás do ethos efetivo denotado por Rubem Braga como amálgama de um “ethos pré-discursivo”, de um “ethos dito” e de um “ethos mostrado” típicos das contradições e das precariedades do contexto em que os textos se inserem.
Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth. “O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática, sociologia dos campos”. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.
BATISTA, Geraldo José. “O cronista com a FEB na Itália: entre o factual e o literário”. Anais do Simpósio Internacional Literatura, Crítica, Cultura. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012.
BRAGA, Rubem. Crônicas da Guerra na Itália. 7.ed. Rio de Janeiro. Record. 2014
BRAGA, Rubem. Com a FEB na Itália: crônicas. Rio de Janeiro: Zelio Valverde, 1945.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da USP, 2008.
CANDIDO, Antonio. “A vida ao rés-do-chão”. In: CANDIDO, Antonio (Org.). A Crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas (SP), Rio de Janeiro: Editora da UNICAMP, Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
CARVALHO, Marco Antônio de. Rubem Braga: um cigano fazendeiro do ar. 2. ed. São Paulo: Biblioteca Azul, 2013.
CHAPARRO, Manuel. Carlos. Sotaques d’aquém e d’além mar. Santarém: Jortejo, 1998.
EGGS, Ekkehard. “Ethos aristotélico, convicção e pragmática moderna”. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.
MAINGUENEAU, Dominique. “A propósito do ethos”. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2013.
MERON, Luciano Bastos. Memórias do front: relatos de guerra de veteranos da FEB. Dissertação (mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
MEYER, Marlyse. “Voláteis e versáteis. De variedades e folhetins se fez a chronica”.In: CANDIDO, Antonio (org.). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil.Campinas (SP), Rio de Janeiro: Editora da UNICAMP, Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Creative Commons (BY-NC-ND)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0