A rádio que “mostra” notícia: uma análise do canal da CBN no YouTube e uma nova categorização do uso de vídeos por emissoras radiofônicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v23i1p311-325Palavras-chave:
Rádio expandido, Vídeo, Youtube, Rádio CBNResumo
O consumo de vídeo tem crescido exponencialmente nos meios digitais e, em paralelo a isso, o rádio tem se expandido para outras plataformas buscando diversidade de audiência e maior circulação de seu conteúdo. Em relação a essa ocupação de novos espaços, esse artigo traz uma discussão sobre o uso do vídeo pelo rádio e, mais especificamente, sua disponibilização no Youtube. Com o objetivo de observar como a Rádio CBN faz uso de seu canal para disponibilizar vídeos, discutimos sobre as estratégias de apropriação do formato audiovisual utilizadas por essa emissora em plataforma digital. Como principal resultado, identificamos que existem duas principais finalidades de seu uso: 1) banco de dados e 2) potencializador de circulação. Ao final da análise, apresentamos uma atualização da categorização de Lopez (2012) sobre o uso de vídeo por emissoras de rádio.
Downloads
Referências
CUNHA, Magda. “O rádio na nova ecologia de mídia”. In: ZUCULOTO, Valci; LOPEZ, Debora; KISCHINHEVSKY, Marcelo. (Org.). 25 anos do Grupo de Rádio e Mídia Sonora da Intercom. São Paulo: INTERCOM, 2016.
LOPEZ, Debora Cristina. “Rádio com Imagens: uma proposta de sistematização do uso de vídeos em páginas de emissoras de rádio”. Brazilian Journalism Research (Online), v. 8, p. 80-96, 2012.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. 1 ed. Rio de Janeiro, Mauad X, 2016.
ROSSETTO, Andrei; FERRARETTO, Luiz Artur. “Particularidades do uso do vídeo no segmento de jornalismo: uma análise da série de reportagens Os desafios do emprego na crise, da Rádio Gaúcha”. Revista Rádio-Leituras, Mariana-MG, v. 07, n. 02, pp. 95-117, jul./dez. 2016.
POSTMAN, N. The humanism of media ecology. Proceedings of the Media Ecology Association, Volume 1, 2000.
SCOLARI, Carlos A. (Org). Ecología de los medios. Entornos, evoluciones e interpretaciones. Barcelona: Gedisa, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luana Viana e Silva, Mariana Peron

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0