O custo da notícia: as relações de trabalho e estabilidade financeira dos coletivos de jornalismo da periferia de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v23i1p39-58Palavras-chave:
Jornalismo alternativo, Relações de trabalho, Estabilidade financeira, Periferia, Jornalismo de periferiaResumo
O artigo a seguir busca entender como acontecem as relações de trabalho e o financiamento entre os coletivos de jornalismo alternativo e seus colaboradores. O recorte da pesquisa são coletivos da periferia de São Paulo. Para procurar encontrar dados que nos auxiliem a responder e debater o assunto, escolhemos a Agência Mural, que cobre o cotidiano das periferias da capital paulista e da região metropolitana. Buscamos, através de entrevistas com alguns integrantes, entender como acontece essas relações de trabalho e como está a estabilidade e saúde financeira desses veículos.
Downloads
Referências
AGÊNCIA MURAL. Sobre. < https://www.agenciamural.org.br/>
AGÊNCIA PÚBLICA. Mapa do jornalismo independente. 2016 < https://apublica.org/mapa-do-jornalismo/>
ASSIS et. al. Autonomia, ativismo e colaboração: contribuições para o debate sobre a mídia independente contemporânea. Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo. Ponta Grossa, vol. 4, n.1, p.3 - 20, Jan/Jun 2017.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC vol. 2, nº, janeiro-julho/2005, p. 68-80.
CARVALHO, G. BRONOSKY, Marcelo. Jornalismo alternativo no Brasil: do impresso ao digital. Pauta Geral - Estudos em Jornalismo. Vol. 4, no 1, 2017, p. 21 a 29.
DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004. Editora UFPR.
FIGARO, Roseli (Org.). As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho dos jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia. São Paulo: ECA-USP, Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho, 2018.
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na Sociologia. 5a edição. Petrópolis: Vozes, 1997.
INFANTE, Maisa. Aqui, a periferia é o centro do negócio: como a Agência Mural evoluiu de blog para agência de notícias. Disponível em: https://www.projetodraft.com/aqui-a-periferia-e-o-centro-do-negocio-como-a-agencia-mural-evoluiu-de-blog-para-agencia-de-noticias/. Acesso em: 25/10/2020.
KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários. Nos tempos da imprensa alternativa. 2 ed., revista e ampliada, São Paulo: Edusp: 2001.
LOUREIRO, Eliana Regina Lopes; CASADEI, Eliza Bachega. "Isso a Globo não mostra": dimensões afetivas das notícias falsas no debate sobre o descrédito da imprensa tradicional. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA - COMPOLÍTICA, 8, 2019, Brasília. Anais do 8o Compolítica. Brasília: Compolítica, 2019. Disponível em: http://ctpol.unb.br/compolitica2019/GT4/gt4_Loureiro_Casadei.pdf. Acesso em 6 out. 2019.
MICK, J.; LIMA, S. Perfil do jornalista brasileiro: características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012. Disponível em: https://perfildojornalista.ufsc.br/files/2013/04/Perfil-do-jornalista-brasileiro-Sintese.pdf
NONATO, Cláudia. Da redação aos blogs: a busca por novos arranjos econômicos e alternativas ao trabalho jornalístico. Revista Famecos – Mídia, Cultura e Tecnologia, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 1-21, jan./abr. 2018.
SANTOS, Pedro Lucas Oliveira. Imprensa Alternativa: discutindo o conceito. Revista ALTERJOR, São Paulo, ano 04, vol. 02, edição 08, julho-dezembro de 2013.
SILVA, Geilson dos Santos. Formas de financiamento e sustentabilidade do jornalismo alternativo no ambiente digital: as experiências da Agência Mural e da Marco Zero. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Comunicação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caroline Pasternack Pereira dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0