Muito mais que Yellowface: o início do reconhecimento asiático
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p71-82Palavras-chave:
Comunicação, visualidade, estereótipo, yellowface, representatividadeResumo
O tema central do projeto é o de pesquisar sobre o conceito “yellowface” e a falta de representatividade de asiáticos em programas televisivos ocidentais. Essa pesquisa tem como objetivo principal encontrar soluções que possam responder ao questionamento do que faz com que os amarelos sejam representados, na maioria das vezes, de maneira rotulada e estereotipada, ou, até mesmo, não representados, como é o caso de várias produções midiáticas que representam o asiático de maneira caricata e ofensiva. Durante o período, alguns conceitos e autores foram abordados, como o de opinião pública por Walter Lippmann e o de estereótipo para Stuart Hall. Além desses citados, foi realizada uma análise das imagens do filme “Bonequinha de Luxo” a partir do conceito de estereotipo de Peter Burke; revisão bibliográfica no conceito de yellowface no cinema e definição do conceito de estereotipo a partir do conceito também de Peter Burke. Para finalizar, O livro de Serge Moscovici, Representações Sociais, me ajudou a entender representações sociais como meios de recriar a realidade.
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