PAIXÃO E CLUBISMO NO RÁDIO HIPERMIDIÁTICO: UMA ANÁLISE DAS TRANSMISSÕES ESPORTIVAS DA RÁDIO CRAQUE NETO NO YOUTUBE
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p490-508Palavras-chave:
Rádio, Rádio hipermidiático, Comentário esportivo, YouTubeResumo
No Brasil, rádio e futebol difundiram-se de forma paralela, culminando em uma forte associação. Além de um dos principais responsáveis pela popularização deste esporte, foi também por intermédio desse veículo que surgiram os primeiros grandes ídolos nacionais. Assim, considerando o rádio expandido e a crescente inserção de ex-jogadores na função de comentaristas, o presente artigo objetiva analisar o fanatismo e o clubismo como estratégias de entretenimento nas transmissões esportivas da Rádio Craque Neto, além de identificar ‘se’ e ‘em quais momentos’ as imagens se sobrepõem ao áudio. Metodologicamente o estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo. Pôde-se concluir que o fanatismo e o clubismo prejudicam o exercício da função de comentarista por parte de Neto, que tem no improviso e na emoção suas principais características.
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