INTELIGÊNCIA E SUCESSO COMO SÍMBOLOS DE PODER: DISCURSOS E CONVOCAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO DE EDTECHS
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p603-622Palavras-chave:
Edtechs, Educação coporativa, Consumo simbólico, Análise do discurso, PlataformizaçãoResumo
A tecnologia, o aumento das conexões e as novas relações com o saber transformaram o mundo do trabalho, criando necessidades de aprimoramento e aprendizado contínuas. Diante dessa demanda, desenvolveu-se um novo mercado de startups de educação com base tecnológica, as edtechs. Inseridas no fenômeno das plataformas, analisado por Jose Van Djick, Thomas Poell e Martijin De Wall (2018), essas empresas apresentam dinâmicas de consumo e relações de poder que trabalham a inteligência e o sucesso como signos de prestígio (CANCLINI, 1997). Neste artigo, analisamos como esse segmento estrutura os discursos de venda de seus produtos e as convocações biopolíticas. Para isso, trazemos as estratégias de lançamento de dois cursos gratuitos oferecidos pelas escolas G4 Educação e Conquer, que atingem milhões de pessoas em seus canais no Instagram e Linkedin.
Downloads
Referências
ABSTARTUPS, CIEB. Mapeamento Edtech 2O2O : investigação sobre as tecnologias educacionais brasileiras. ABSTARTUPS e CIEB, 2020. Disponível em <https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2021/04/Mapeamento-Edtech-2020_web.pdf>. Acesso em 15/05/2022.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Editora Pensamento, 2007.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2004.
FIORIN, José Luiz. O pathos do enunciatário. São Paulo: Alpha, 2004.
FONTENELLE, Isleide. Cultura do consumo: fundamentos e formas contemporâneas. Rio de Janeiro: FGV, 2017.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2014.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KELLY, Kevin. Inevitável: as 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo. Alta Books: Rio de Janeiro, 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2010.
LINKEDIN. Workplace learning report. 2021. Disponível em <https://learning.linkedin.com/content/dam/me/business/en-us/amp/learning-solutions/images/wlr21/pdf/LinkedIn-Learning_Workplace-Learning-Report-2021-EN-1.pdf>. Acesso em 01/11/2021.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0, do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
PRADO, José Luiz Aidar. Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais. São Paulo: Educ, Fapesp, 2013.
PRADO, José Luiz Aidar. "Convocação nas revistas e construção do "a mais" nos dispositivos midiáticos". Revista Matrizes, São Paulo, no 9/maio de 2022, pp. 62-78.
ROSS, Aaron; TYLER, Marylou. Predictable revenue: turn your business into a sales machine with the $100 million best practices of Salesforce.com. West Hollywood: Aaron Ross inc, 2019.
SENNETT, Richard. A nova cultura do capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.
VAN DJICK, Teun. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2009.
VAN DJICK, Jose; POELL, Thomas; DE WALL, Martijn. The platform Society - Public values in a connective world. Nova Iorque: Oxford University Press, 2018.
WALKER, Jeff. Launch: An Internet Millionaire's Secret Formula to Sell Almost Anything Online, Build a Business You Love, and Live the Life of Your Dreams. Londres: Morgan James Publishing, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vivian Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0