I HAVE NOTHING TO PROVE TO YOU: REPRESENTATIVIDADE FEMININA EM CAPTAIN MARVEL (2019)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p240-262Palavras-chave:
Captain Marvel, Representatividade Feminina, História em Quadrinhos, CinemaResumo
O presente trabalho busca problematizar questões referentes à representatividade em Captain Marvel (2019). Por meio de uma análise de aspectos narrativos e imagéticos, e dados referentes à produção, buscaremos desvelar elementos relativos à sua representatividade e relevância das produções fílmicas de histórias em quadrinhos. Ao considerar como um importante marco no processo de aumento de visibilidade de protagonistas femininas na atual tendência blockbuster, a produção é constituída de forma bem direcionada na questão de gênero. Grande parte da equipe criativa é composta por mulheres, o que permite uma maior demonstração de uma riqueza de detalhes da protagonista, através de uma ótica mais específica. Desse modo, o filme apresenta reflexões teóricas quanto aos padrões de uma cultura patriarcal, afirmando seu aspecto identitário.
Downloads
Referências
BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Pólen, 2019.
BOLAS, JJ. Seja Homem: A Masculinidade Desmascarada. Porto Alegre: Dublinense, 2020.
BORGES, Gabriela. Gênero e Representação nas Histórias em Quadrinhos. In: MARINO, Dani; MACHADO. Laluña (orgs.). Mulheres & Quadrinhos. São José: Skript, 2019.
COSTA, Flávia Cesarino. O Primeiro Cinema: Espetáculo, Narração, Domesticação. Rio de Janeiro: Azogue Editorial, 2005.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. In. BUTLER, Judith. Atos performáticos e a formação dos gêneros: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007.
FRANCO, Gabriela. A Jornada da Heroína. In: MARINO, Dani; MACHADO. Laluña (orgs.). Mulheres & Quadrinhos. São José: Skript, 2019.
GARCIA, Yuri. Transposições Fílicas de Histórias em Quadrinhos: Uma teorização da relação entre duas linguagens. Portugal: Aniki vol. 8, n.2 (2021)
GEADA, Eduardo. Os Mundos do Cinema: Modelos dramáticos e narrativos no período clássico. Editorial Notícias, 1998.
GIMENEZ, Fernando Antonio Prado; ROCHA, Daniela Torres da. A presença do filme nacional nas salas de cinema do Brasil: um estudo sobre a codistribuição. São Paulo: Galaxia (São Paulo, online), 2018.
GOMES, José Roberto. Hollywood no Front! – A Segunda Guerra sob a ótica do cinema americano. São Paulo: Giostri, 2014.
HARAWAY, Donna J.. Manifesto ciborgue: Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: TADEU, Tomaz (org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de; SARMET, Érica; TEDESCO, Marina Cavalcanti. No Cinema. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org.). Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2019
MASSEY, Doreen. Um sentido Global do Lugar. São Paulo: Papirus, 2000.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Rio de Janeiro: revista do ppvag/eba/ufrj, 2016.
MURDOCK, Maureen. The Heroine’s Journey – Woman’s quest for wholeness. Boulder, Colorado: Shambhala, 2020.
MURDOCK, Maureen. The Heroine’s Journey Workbook – A map for every woman’s quest. Boulder, Colorado: Shambhala, 2020.
OLIVEIRA, Fátima Cristina Régis Martins. Do corpo monstruoso ao mito do ciborgue: Os processos de construção de identidade e diferença no ocidente. Contemporânea, n.1, 2003.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte (MG): Letramento: Justificando 2017.
SILVA, Alba Valeria Tinoco Alves. Deus e o diabo no humor das mulheres: contos, casos e crônicas com humor escritos por mulheres. Salvador: EDUFBA, 2015.
TIBURI, Marcia. Feminismo em comum: para Todas, Todes e Todos. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
TUCHERMAN, Ieda. Breve História do Corpo e de Seus Monstros. Lisboa: Editora Vega, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ellen Alves Lima, Yuri Garcia Piedade Kurylo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0