ANTÔNIO CARLOS FON: UM JORNALISTA INFILTRADO NA REPORTAGEM POLICIAL CONTRA A DITADURA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p763-775Palavras-chave:
Anistia, Democracia, Imprensa, PolíticaResumo
Em fevereiro de 1979, durante intenso debate sobre o processo de anistia no Brasil, a revista Veja publica as reportagens “Descendo aos porões” e “Um poder nas sombras”, de autoria do jornalista Antônio Carlos Fon. A investigação jornalística se constitui em um dos trabalhos de maior repercussão na imprensa liberal sobre os sequestros, torturas e mortes de opositores do regime militar. Nesta entrevista, Fon aborda o início da sua trajetória política e profissional, a produção das reportagens em Veja – que ganhariam uma versão ampliada com o lançamento, em julho do mesmo ano, do livro Tortura: a história da repressão política no Brasil –, o impacto da obra na opinião pública e o processo de anistia, dentre outros temas. A entrevista integra uma pesquisa mais ampla sobre jornalismo, produção editorial e anistia.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 6.620, de 17 de dezembro de 1978. Define os crimes contra a Segurança Nacional, estabelece a sistemática para o seu processo e julgamento e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1978
BRASIL. Ministério da Justiça. Informação nº 278/79/3/DSI/MJ. Brasília, DF: Ministério da Justiça, 21 de setembro 1979a. Assunto: Fundação do “Comitê Brasileiro pela Anistia”.
BRASIL. Serviço Nacional de Informações. Informação nº 0753/116/ASP/79. São Paulo, SP: SNI/ Agência São Paulo, 22 de fevereiro 1979b. Assunto: Propaganda Adversa – Atividades de Antônio Carlos Fon.
BRASIL. Serviço Nacional de Informações. Apreciação nº 1408/43/AC/79. Brasília, DF: SNI/ Agência Central, 25 de julho 1979c. Assunto: Análise de Propaganda Adversa (Livro “Tortura – a história da repressão política no Brasil”).
FON, Antônio Carlos. Tortura, a história da repressão política no Brasil. São Paulo: Global, 1979.
FON, Antônio Carlos. Descendo aos porões. Veja, São Paulo, n. 546, p. 60-64, 21 fev. 1979.
MAUÉS, Flamarion. "Do erótico ao político: a trajetória da Global Editora na decáda de 1970". In REIMÃO, Sandra (org.). Livros e subversão: seis estudos. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcio de Souza Castilho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0