Curtir e comentar: reflexões sobre interação  e  comunicação pública no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v31i1p137-154

Palavras-chave:

Instagram, redes sociais, Comunicação Pública, Informação, Interesse público

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre interação e comunicação pública nas redes sociais, em específico, no Instagram, a partir dos comentários e curtidas feitos em conteúdos do feed do perfil da Prefeitura de Palmas, a fim de identificar quais temáticas capturam a atenção dos seguidores e recebem maior adesão interativa e como o perfil o retribui. O método utilizado é a Análise de Conteúdo, em associação com a pesquisa bibliográfica e documental. O resultado apontou que os quantitativos de interação nem sempre se relacionam com conteúdos de utilidade pública, e que, no fluxo interativo, quando acionada, o perfil em questão apresentou reduzidas respostas ao cidadão, mas, quando o fez, forneceu informações pertinentes

Downloads

Biografia do Autor

  • Lorena Karlla B. V. Mascarenhas, Universidade Federal do Tocantins

    Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins  - 2024; Especialista em Políticas Públicas pela Universidade do Tocantins; Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (2002); Jornalista efetiva na Prefeitura de Palmas, Diretora Geral da Contexto Comunicação e Assessoria 

  • Liana Vidigal Rocha, Universidade Federal do Tocantins

    Docente do curso de Jornalismo e do PPG em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins. Líder do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia

Referências

AMARAL, Inês. Redes Sociais na Internet: Sociabilidades Emergentes. Editora LabCom.IFP. Colecção LabCom. Covilhã, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA (ABCPública,org). Conheça os 12 Princípios da Comunicação Pública. 2021. Disponível em: https://abcpublica.org.br/conheca-os-12-principios-da-comunicacao-publica/ Acessado em: 17 de abr 23.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro – Edição 70, São Paulo, 2011.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução: Roneide Venâncio Majer. 6ª Edição (atualização: Jussara Simões). Coleção: A era da informação: economia, sociedade e cultura. Ed. Paz e Terra. São Paulo, 1999.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no setor público brasileiro: TIC Governo Eletrônico 2023. São Paulo. 1. ed. Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2024. livro eletrônico. ISBN 978-65-85417-33-4 1. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-no-setor-publico-brasileiro-tic-governo-eletronico-2023/. Acesso em: 06/11/2024

COSTA, João Roberto Vieira da. (Org). Comunicação de interesse público: ideias que movem pessoas e fazem um mundo melhor. Ed. Jaboticaba. São Paulo, 2006.

HERINGER, L. P. Comunicação, participação social e gestão. In: MEDEIROS, Magno e MAINIERI, Tiago (org.). Comunicação pública e cidadania: conceitos, desafios e enfrentamentos. [Ebook] / PDF). - Goiânia: Cegraf UFG, 2022.

HERRERA, Harold Hütt. Las redes sociales: una nueva herramienta de difusión. Reflexiones, vol. 91, núm. 2. Universidad de Costa Rica San José, Costa Rica, 2012.

KOÇOUSKI, Marina. Comunicação Pública: construindo um conceito. In: MATOS, Heloiza Helena (Org.). Comunicação Pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, 2013.

KUNSCH, M. M. Krohling. Comunicação pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas. In: MATOS, Heloiza Helena (Org.). Comunicação Pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, 2012.

MARTINS, Analice de Oliveira; e RAMOS, Penha Élida Ghiotto Tuão. Reflexões sobre a rede social Instagram: do aplicativo à textualidade. In: Revista Texto Digital, Florianópolis, v.14, n.2, p.117-133, jul./dez. 2018. https://doi.org/10.5007/18079288.2018v14n2p117 Acesso em: 06 de agosto/2023.

MASCARENHAS, Lorena Karlla. Comunicação Pública e Mídias Sociais: Elementos Culturais Regionais como Estratégia Informativa - Um recorte do perfil institucional da Prefeitura do Recife no Instagram. In: Anais da VI Jornada Interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade: Comunicação na Amazônia: desafios da era da desinformação, 25 a 27 de outubro de 2022. Livro Eletrônico. Coordenação Geral: Cynthia Mara Miranda, Thays Assunção Reis. Fundação Universidade do Tocantins. Palmas – TO, 2022. 97p.

MEDEIROS, Armando Medeiros; CHIRNEV, Lilian. Guia de Comunicação Pública. Brasília: Associação Brasileira de Comunicação Pública, 2021.

MOUTA, João. Redes sociais digitais: o que são e que impactos têm? Universidade Aberta, 1- 14. 2021. DOI: 10.13140/RG.2.2.19816.60168 Acesso: 15 de janeiro/2024.

PRIMO, Alex. Sistemas de interação. In: SILVA, Dinorá F. e FRAGOSO, Suely (Orgs.). Comunicação na cibercultura. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2001.

RECUERO, Raquel da Cunha. Teoria das Redes e Redes Sociais na Internet. Trabalho apresentado no XXVII INTERCOM, na PUC/RS em Porto Alegre. Setembro de 2004.

SILVA, W. Imagem e subjetividade: narrativas fotográficas confessionais e a estética da afetividade. Revista Ciberlegenda/UFF. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26575/1/Likescomoexpress%C3%A3o_SilvaJ%C3%BAnior_2018.pdf . Acesso em: 06 de agosto/2023.

WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2010.

Downloads

Publicado

2025-01-19

Como Citar

Mascarenhas, L. K. B. V., & Rocha, L. V. . (2025). Curtir e comentar: reflexões sobre interação  e  comunicação pública no Instagram. Revista Alterjor, 31(1), 137-154. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v31i1p137-154