A Contribuição das Histórias em Quadrinhos de Super-Heróis para a Formação de Leitores Críticos

Autores

  • Rafael Laytynher Silva

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35596

Palavras-chave:

histórias em quadrinhos, ideologias, super-herói, formação de leitores críticos

Resumo

As histórias em quadrinhos surgiram entre o final do século XIX e começo do século XX. Elas passaram a ser chamadas assim, quando foram introduzidos balões com falas de personagens nos desenhos. Por serem um produto de grande circulação, muitas mensagens ideológicas foram inseridas nas histórias e na composição dos personagens. Assim, esse artigo busca estudar o gênero textual “histórias em quadrinhos”: sua origem, importância e simbolismo na história contemporânea; entender o conceito de herói, super-herói e anti-herói, exemplificando a partir da composição dos personagens Batman, Superman e O Justiceiro; pesquisar sobre ideologias nas histórias em quadrinhos e nos personagens citados e observar como o leitor pode ser estimulado à prática da leitura crítica por meio do conhecimento de tais ideologias

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Biografia do Autor

  • Rafael Laytynher Silva
    Graduado em Letras e Artes pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

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Publicado

2011-06-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, R. L. (2011). A Contribuição das Histórias em Quadrinhos de Super-Heróis para a Formação de Leitores Críticos. Anagrama, 5(1), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35596