Les Demoiseilles d’Avignon, de Picasso, entre a consagração e a contestação
notas sobre a crítica modernista e as contribuições feministas e pós-colonialistas à abordagem da pintura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.166696Palavras-chave:
Picasso, Les Demoiselles d'Avignon, feminismo, pós-colonialismoResumo
O artigo percorre uma parcela da vasta fortuna crítica de Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Picasso, focalizando os pontos de tangência e divergência entre parte da literatura mais canônica sobre a obra e determinadas interpretações que, a partir da década de 1970, tomaram-na como lugar privilegiado para exercer uma drástica revisão de critérios e categorias modernistas. Nesse percurso, discute algumas das sucessivas denúncias que correntes feministas e pós-colonialistas reservaram à pintura, amiúde identificada com os preconceitos ideológicos na gênese do modernismo. Por fim, em face dos problemas suscitados pela discussão bibliográfica e pela recente divulgação de documentos então inéditos, o artigo propõe uma breve incursão analítica, com o intuito de sinalizar caminhos ainda em aberto para a interpretação dessa obra.
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