Modernidade e desmaterialização na obra tardia de Gustave Moreau
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180960Palavras-chave:
Arte moderna, Simbolismo, IdealismoResumo
Em sua fase final, a obra de Gustave Moreau passa por um processo de desmaterialização que é comum a outros artistas de sua geração. Por meio da análise da pintura e das anotações pessoais de Moreau, este artigo busca compreender as estratégias artísticas e as implicações teóricas envolvidas nesse movimento de idealização do conceito de “obra de arte”. São discutidos o uso simbolicamente carregado do inacabamento da pintura e a descentralização da “obra”, desdobrada em múltiplos estudos e trabalhos menores. Partindo do caso específico do artista, busca-se também contribuir para uma perspectiva geral sobre questões-chave da pintura moderna.
Downloads
Referências
BALZAC, Honoré de. A obra prima ignorada (1831). Porto Alegre: L&PM Pocket, 2012.
BELTING, Hans. The invisible masterpiece. Chicago: University of Chicago Press, 2001.
COOKE, Peter. Gustave Moreau et les arts jumeaux: peinture et littérature au dix-neuvième siècle. Berna: Peter Lang, 2003.
FÉLIBIEN, André. Conférences de l’Académie royale de peinture et de sculpture (1667). London: David Mortier, 1705.
GREENBERG, Clement. Towards a newer Laocoon (1940). In FRASCINA, Francis (ed.). Pollock and After: the critical debate. FRASCINA, Francis (ed.). Nova York: Harper & Row, 1985, pp. 60-70.
GREENBERG, Clement. Modernist painting (1965). In FRASCINA, Francis; HARRIS, Jonathan (eds.). Modern art and modernism: a critical anthology. Nova York: Harper & Row, 1982, pp. 5-10.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de estética (1835). In DUARTE, Rodrigo (org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. pp. 185-202.
HUYSMANS, Joris-Karl. L’art moderne. Paris: P. V. Stock Éditeur, 1903.
MATHIEU, Pierre-Louis. Gustave Moreau: complete edition of the finished paintings, watercolours and drawings. Nova York: Phaidon, 1977.
MOREAU, Gustave; COOKE, Peter (ed.). Écrits sur l’art par Gustave Moreau. Paris: Fata Morgana, 2002. v. 2.
PALADILHE, Jean (ed.). Catalogue des peintures, dessins, cartons, aquarelles exposés dans les galeries du Musée Gustave Moreau. Paris: Éditions des Musées Nationaux, 1974.
PIERRE, José. Gustave Moreau through the eye of the succeeding generations. In PALADILHE, Jean. Gustave Moreau. Nova York: Praeger Publishers, 1972. pp. 73-171.
RAPETTI, Rodolphe. Le Symbolisme. Paris: Flammarion, 2016.
ROSENBLUM, Robert. Modern painting and the northern romantic tradition: Friedrich to Rothko. Nova York: Harper & Row, 1988.
RUPP, Henri. Preface original (1902). In PALADILHE, Jean (ed.). Catalogue des peintures, dessins, cartons, aquarelles exposés dans les galeries du Musée Gustave Moreau. Paris: Éditions des Musées Nationaux, 1974. pp. 13-14.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mariana Garcia Vasconcellos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 001