Tribeca/Nova York: o território artístico nas performances de Joan Jonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.185066

Palavras-chave:

Joan Jonas, Nova York, Performance, Feminismo

Resumo

A partir de discussões sobre a situação das mulheres nas artes, promovidas por Linda Nochlin, Audre Lorde, entre outros autores, o presente texto busca investigar o espaço de criação da artista estadunidense Joan Jonas com base nas camadas urbanas e histórico-sociais que atravessam suas obras no início dos anos 1970. Os contextos de suas performances são aqui acentuados, pois são vistos como geradores da integração entre o lugar da experiência artística e os espaços públicos. Através de análises comparadas, espera-se traçar aproximações e diferenciações entre as questões relacionadas e a especificidade do lugar da obra, na medida em que o trabalho de Jonas mobiliza distanciamentos, embaralhamentos do olhar e outras atmosferas de percepção.

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Biografia do Autor

  • Paula Nogueira Ramos, Universidade de São Paulo

    Paula Nogueira Ramos é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, na área de Projeto, Espaço e Cultura, na Universidade de São Paulo, e mestra em História da Arte Contemporânea e Cultura Visual pela Universidad Complutense de Madrid. Tem experiência em educação e artes visuais, com pesquisa em performance e vídeo.

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Publicado

2021-11-29

Como Citar

Ramos, P. N. (2021). Tribeca/Nova York: o território artístico nas performances de Joan Jonas. ARS (São Paulo), 19(42), 740-796. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.185066