Raça, povo e alteridade na modernidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.187437Palavras-chave:
Modernismo, Raça, Nação, Artes gráficasResumo
Resenha do livro Modernity in Black and White, art and image, race and identity in Brazil, 1890–1945, de Rafael Cardoso. Cambridge University Press: Nova York, 2021, 263p.
Downloads
Referências
BUTLER, Kim D. Freedoms Given, Freedoms Won: Afro-Brazilians in Post- Abolition São Paulo and Salvador. New Brunswick: Rutger University Press, 1998
GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência. São Paulo, Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.
GUIMARÃES, Antonio S. A. A modernidade negra. Teoria & Pesquisa, São Carlos, n. 42-43, 2003, pp. 41-62.
SANTOS, Carlos José Ferreira dos. Nem tudo era italiano. São Paulo e pobreza (1890-1915). São Paulo: Annablume, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Flávio Thales Ribeiro Francisco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.