Cuidar de borboletas: uma origem terapêutica para a prática da História da Arte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.188464Palavras-chave:
Aby Warburg, Ludwig Binswanger, Terapia ocupacional , Metodologia em História da ArteResumo
O presente artigo propõe uma maneira alternativa de mapear a história da arte, uma maneira que acolhe as histórias adjacentes frequentemente consideradas exteriores à linha “apropriada” de pesquisa nesse campo. Para tal cartografia alternativa, me volto para uma figura fundadora da história da arte ocidental, Aby Warburg. Para isso, trato do caso clínico de Warburg e busco, com isso, pôr em relevo as interseções do crítico e do clínico no cerne de sua vida e de sua prática intelectual, bem como as sobrevivências de cada uma dessas atividades. Ao fazê-lo, proponho uma resposta possível para a pergunta: será que a prática da história da arte poderia ter efeitos terapêuticos?
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O autor como gesto. In AGAMBEN, Giorgio. Profanações/ trad. Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007, pp. 55-63.
AGAMBEN, Giorgio. Ninfas / trad. Renato Ambrósio. São Paulo: Hedra, 2012.
AGAMBEN, Giorgio. Aby Warburg e a ciência sem nome. In AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento: ensaios e conferências / trad. António Guerreiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, pp. 111-131.
BINSWANGER, Ludwig. [Correspondência]. Destinatário: May Warburg. 8n.8. UAT [University Archive Tübingen] 441/3782, II.6, 6 dezembro de 1922. In BINSWANGER, Ludwig; WARBURG, Aby M. Die Unendliche Heilung: Aby Warburgs Krankengeschichte / eds. Chantal Marazia e Davide Stimilli. Zurique: Diaphanes, 2007.
BINSWANGER, Ludwig. Ludwig Binswanger und die Chronik der Klinik “Bellevue” in Kreuzlingen: Eine Psychiatrie in Lebensbildern / HERZOG, Max (ed.). Berlim: Quintessenz, 1995.
BINSWANGER, Ludwig. [Correspondência]. Destinatário: Sigmund Freud. 8 nov. 1921. In FICHTNER, Gerhard (ed.). The Sigmund Freud–Ludwig Binswanger Correspondence 1908–1938. Nova York: Other Press, 2003, pp. 155-157.
BINSWANGER, Ludwig; WARBURG, Aby M. Die Unendliche Heilung: Aby Warburgs Krankengeschichte / eds. Chantal Marazia e Davide Stimilli. Zurique: Diaphanes, 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Rizoma. In DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs / trad. Aurélio Guerra Neto. Vol. 1. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2011, pp. 17-49.
DELIGNY, Fernand. L’Arachnéen et autres textes. Paris: L’Arachnéen, 2008. DELIGNY, Fernand. O aracniano e outros textos / trad. Lara de Malimpensa. São Paulo: n-1 edições, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas: How to Carry the World on One’s Back? Catálogo de exibição. Madri: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O saber-movimento (O homem que falava com borboletas). In MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento / trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013, pp. 17-28.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O gaio saber inquieto: O olho da história III / trad. Márcia Arbex e Vera Casa Nova. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
ENGLISH, Darby. To Describe a Life: Notes from the Intersection of Art and Race Terror. New Haven: Yale University Press, 2019.
GOLDSTEIN, Jan. Console and Classify: The French Psychiatric Profession in the Nineteenth Century. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1987.
GOMBRICH, E. H. Aby Warburg: An Intellectual Biography. 2nd ed. Londres: Warburg Institute, University of London, 1986.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento / trad. Vera Ribeiro, prefácio de Georges Didi-Huberman. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
MURAT, Laure. The Man Who Thought He Was Napoleon: Toward a Political History of Madness / trad. Deke Dusinberre. Chicago: University of Chicago Press, 2014.
PELBART, Peter Pál. Linhas erráticas. In PELBART, Peter Pál. O avesso do niilismo: Cartografias do esgotamento. São Paulo: n-1 edições, 2016, pp. 299-333.
PÉREZ-ORAMAS, Luis. A iminência das poéticas (Ensaio polifônico a três ou mais vozes). In CATÁLOGO da 30a Bienal de São Paulo: A iminência das poéticas. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2012.
SAXL, Fritz. [Correspondência]. Setembro de 1922. In BINSWANGER, Ludwig; WARBURG, Aby M. Die Unendliche Heilung: Aby Warburgs Krankengeschichte / eds. Chantal Marazia e Davide Stimilli. Zurique: Diaphanes, 2007, p. 121.
STEINBERG, Michael P. Aby Warburg’s Kreuzlingen Lecture: A Reading. In WARBURG, Aby M. Images from the Region of the Pueblo Indians of North America / trad. Michael P. Steinberg. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1995, pp. 59-109.
WARBURG, Aby. Recordações de uma viagem à terra dos pueblos. In MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento / trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013, pp. 251-286.
WARBURG, Aby. Aby Warburg a Max Warburg. [Correspondência]. 16 abr 1924. In BINSWANGER, Ludwig; WARBURG, Aby M. Die Unendliche Heilung: Aby Warburgs Krankengeschichte / eds. Chantal Marazia e Davide Stimilli. Zurique: Diaphanes, 2007, pp. 114-115.
WOOD, Christopher S. A History of Art History. Princeton: Princeton University Press, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kaira M. Cabañas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.