Alfredo Jaar e o desejo de inventar novos modelos de pensar o mundo: América x América Latina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.191920Palavras-chave:
Alfredo Jaar, Arte e política, Arte contemporânea, América, América LatinaResumo
A partir do trabalho A Logo for America e de outros projetos de autoria do artista chileno Alfredo Jaar, este artigo visa refletir sobre os variados usos dos termos América e América Latina e suas múltiplas possibilidades de representação, enfatizando as conexões existentes entre divisões geopolíticas e interesses econômicos.
Downloads
Referências
ACATTANI, Icleia. Mundialização e criação de utopias na arte contemporânea – cartografias de Anna Bella Geiger e Guillermo Kuitica. In BERTOLI, Mariza; STIGGER, Verônica. Arte, crítica e mundialização. São Paulo: ABCA e Imprensa Oficial, 2007, pp. 189-197.
COSTA, Luiz Cláudio. Atlas ou Arquivo? A arte de inventário na América Latina. Anais do 25º Encontro Nacional da Anpap: Subjetividades, utopias e fabulações. Porto Alegre, 2016, pp. 2136-2144.
COUTO, Maria de Fátima Morethy. Para além das representações convencionais: a ideia de arte latino-americana em debate. Pós: revista do programa de pós-graduação em artes da EBA/UFMG, 2017, vol. 7, n. 13, pp. 124-144.
COUTO, Maria de Fátima Morethy. Desfazendo fronteiras e rompendo barreiras: a representação cartográfica na arte contemporânea. Porto Arte. Revista de Artes Visuais. Porto Alegre, PPGAV-UFRGS, vol. 24, n. 42, 2019.
DE DIEGO, Estrella. Contra el mapa. Disturbios de la geografia colonial de Occidente. Madri, Ediciones Siruela, 2008.
DORA LONGO BAHIA ENTREVISTA ALFREDO JAAR, Revista Select, 2020. Disponível em: https://www.select.art.br/dora-longo-bahia-entrevistaalfredo-jaar/.
FERES Jr., João. A história do conceito de "Latin America" nos Estados Unidos. Bauru/SP: EDUSC, 2005.
FERES Jr., João. O conceito de América: conceito básico ou contra-conceito? Jarbuch für Geshichte Lateinamerikas, January 2008.
FERES Jr., João. Representando Latin America por meio da arte pré-colombiana. In ASCENSO, João Gabriel da Silva; CASTRO, Fernando Luis Vale (orgs.). Raça - trajetórias de um conceito. Histórias do discurso racial na América Latina. Rio de Janeiro: Ponteio, 2015, pp. 229-267.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo / trad. Jorge Coli. 3ª ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Cristina (org.). Terra incógnita. São Paulo: MAC USP, 2015.
HARLEY, Bryan. The New Nature of the Maps. Essays in the History of Cartography. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2002.
HARLEY, Bryan. Mapas, saber e poder. Confins, n. 5, 2009, pp. 1-23.
JAAR, Alfredo. The Rwanda Project. Art21. s/d. Disponível em: https://art21.org/read/alfredo-jaar-the-rwanda-project/
JAAR, Alfredo. Notes on Venezia Venezia, Maio 2013. Disponível em: https://alfredojaar.net/venezia2013-press/pdf/note/Jaar_NotesOnVeneziaVenezia_05.25.2013.pdf
JAAR, Alfredo. Alfredo Jaar's A Logo for America in Piccadilly Circus, 2016. https://www.youtube.com/watch?v=lb8NxRrfzFc
MELENDI, Maria Angélica. Da adversidade vivemos ou uma cartografia em construção. Revista do Instituto Arte das Américas, Belo Horizonte, ano 2, vol. 1, 2004.
MIGNOLO, Walter. La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa editorial, 2007.
MORAIS, Frederico. Reescrevendo a história da arte latino-americana. In Catálogo Geral da I Bienal do Mercosul. Porto Alegre: FBAVM, 1997, pp. 12-20.
PALADINO, Luiza Mader. O uso de mapas como proposições conceituais: as cartografias do artista argentino Horacio Zabala. In FREIRE, Cristina. Estética da história e (re)construção das memórias. Arte e arquivos em debate. São Paulo: MAC USP, 2016, pp. 195-200.
RODRIGUEZ, Joaquin Barriendos. La idea del arte latinoamericano. Estudos globales del arte, geografías subalternas, regionalismos críticos. Tese (Facultat de Geografia I Història), Universitat de Barcelona, 2013.
SAN MARTÍN, Florencia. Temporalidade descolonial em The Kissinger Project de Alfredo Jaar. Revista Poiésis, Niterói, v. 21, n. 35, jan./jun. 2020, pp. 196-234.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria de Fátima Morethy Couto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.