O avião, a ave, o anjo: asas do progresso em Guimarães Rosa e Paul Klee
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.196308Palavras-chave:
Guimarães Rosa, Brasília, Progresso, Arte, Walter BenjaminResumo
Com o objetivo de revisitar um marco histórico do modernismo brasileiro sob outro viés e identificar imaginários de progresso presentes em duas obras artísticas, este artigo propõe um diálogo entre arte, literatura, política e história. Ambientando-se no período de construção de Brasília e na experiência dos trabalhadores nesse processo, as peças-chave para elucidação dessas imagens são: o conto “As margens da alegria”, de Guimarães Rosa, e o quadro Angelus Novus, de Paul Klee. Como resultado desta análise, a aproximação e a interpretação de diferentes linguagens artísticas apontam uma reflexão sobre as nuances do projeto modernista de desenvolvimento, como também sobre os impactos do progresso em subjetividades e territorialidades.
Downloads
Referências
ABDALA Júnior, Benjamin. “As margens da alegria: perspectivando a cultura brasileira”. In DUARTE, Lélia Parreira (org.). Veredas de Rosa II. Belo Horizonte: PUC Minas, CESPUC, 2003, p. 92-98.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987, p. 222-234.
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. São Paulo: Autêntica, 2012.
COSTA, Ana Luiza Martins. Veredas de Viator, Cadernos de Literatura Brasileira, Instituto Moreira Salles, n. 20-21, 2006, p. 10-58.
DANTAS, Paulo. Sagarana emotiva. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1975.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.
ESPADA, Heloisa. Monumentalidade e sombra: a representação do centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot. 2011. 224 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, USP. São Paulo, 2011.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contratempo e Editora PUC-Rio, 2006.
MENSAGENS de candangos encontradas mais de 50 anos depois da construção do Congresso. Câmara dos deputados, Brasília, 12 ago. 2011. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/visiteacamara/arquivo/mensagens-de-candangos-encontradas-mais-de-50-anos-depoisda-construcao-do-congresso. Acesso em: 9 mai. 2023.
NUNES, Benedito. O Amor na obra de Guimarães Rosa. In PINHEIRO, Victor Sales (org.). A Rosa o que é de Rosa: literatura e filosofia em Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: DIFEL, 2013, p. 37-77.
RIBEIRO, Gustavo Lins. O capital da esperança: a experiência dos trabalhadores na construção de Brasília. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1962.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rhaysa Novakoski Carvalho, Gustavo de Castro da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Universidade de Brasília
Números do Financiamento Edital nº 0007/2021 DGP-UnB