Nacionalismo de exportação: Portinari, identidade brasileira e os Estados Unidos (1935-1942)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.197390Palavras-chave:
Candido Portinari, Pintura moderna brasileira, Identidade nacional, Estados Unidos, Política da Boa VizinhançaResumo
Candido Portinari trilhou trajetória gloriosa nos Estados Unidos entre 1935 e 1942, marcada por obras emblemáticas elaboradas para este país: Café, os painéis do pavilhão brasileiro na Feira Mundial de Nova York e os murais da Biblioteca do Congresso. Examinamos o caráter único e experimental dessas representações de Brasil elaboradas por Portinari para a América do Norte – quase todas patrocinadas pelo Estado Novo –, bem como sua recepção pelo público estadunidense. Esta investigação fundamenta-se em fontes primárias do período, especialmente correspondências, memorandos institucionais, textos críticos e artigos de periódicos. As obras analisadas são um breviário dos conceitos de brasilidade fomentados nos Estados Unidos pela pintura nacional durante a Política da Boa Vizinhança e esclarecem a promoção do Brasil ali nesse período.
Downloads
Referências
COCKCROFT, Eva. The United States and Socially Concerned Latin American Art. In CANCEL, Luis R. et. al. The Latin American Spirit: Art and Artists in the United States, 1920-1970. Nova York: Harry N. Abrams, 1988, p. 184-121.
FABRIS, Annateresa. Portinari, pintor social. São Paulo: Editora Perspectiva, 1990.
FABRIS, Annateresa. Os canibais censurados. Nossa América, São Paulo, nov-dez. 1991, p. 14-23. Projeto Portinari, PR 9797.
FABRIS, Annateresa. Candido Portinari. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
GENAUER, Emily. Majority First-rate Among 87 Canvases. New York World-Telegram, Nova York, 19 out. 1935.
GIRON, Luís Antônio. Portinari, o pintor vigiado. Época, São Paulo, 6 jan. 2003. Projeto Portinari, PR 11376.
GRAFLY, Dorothy. Carnegie offers mail-order-show. Philadelphia Record, Philadelphia, 20 out. 1935. Projeto Portinari, PR 8200.
HANKE, Lewis. [Correspondência] Destinatário: Archibald MacLeish. Washington, 21 jul. 1941. Correspondência administrativa. 1f. AOC Curator’s Office A&R Files, drawer 25/2 Thomas Jefferson Building Murals, Hispanic Rook, Portinari Murals.
KANTNER, Dorothy. Spanish Artist Wins First Prize at International. Pittsburgh Sun-Telegraph, Pittsburgh, 17 out. 1935, p. 21.
MACLEISH, Archibald. [Correspondência] Destinatário: Candido Portinari. Washington, 4 nov. 1940. Correspondência administrativa. 1f. Projeto Portinari, CO 3079.
MACLEISH, Archibald. [Correspondência] Destinatário: Candido Portinari. Washington, 9 fev. 1942. Correspondência administrativa. 1f. AOC Curator’s Office A&R Files, drawer 25/2 Thomas Jefferson Building Murals, Hispanic Rook, Portinari Murals.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portinari. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico do Ministério da Educação, 1939.
PORTINARI, Candido. [Correspondência] Destinatário: Mário de Andrade. Rio de Janeiro, 10 de abr. 1935. Correspondência pessoal. 3f. Projeto Portinari, CO 5817.
PORTINARI, Candido. [Correspondência] Destinatário: Gustavo Capanema. Washington, 3 out. 1941. Correspondência administrativa. 2f. Projeto Portinari, CO 4375.
REINHEIMER, Patrícia. Candido Portinari e Mário Pedrosa: uma leitura antropológica do embate entre figuração e abstração no Brasil. Rio Comprido: Editora Garamond, 2013.
REPRESENTAÇÃO DO BRASIL NA FEIRA MUNDIAL DE NOVA YORK. Pavilhão do Brasil: Feira Mundial de nova York de 1939. Nova York: H. K. Publishing, 1939.
ROGERS, Meyric. Times are Blamed for Lack of Humor. Pittsburgh Post-Gazette, Pittsburgh, 16 out. 1935, p. 29.
SMITH, Robert C. Memorandum on a Proposal to Decorate the Rooms of the Hispanic Foundation with Mural Paintings. Washington, 14 out. 1939a. 3f. AOC Curator’s Office A&R Files, drawer 25/2 Thomas Jefferson Building Murals, Hispanic Room, Portinari Murals.
SMITH, Robert C. A pintura brasileira em Nova York. Boletim da União Pan-Americana, Washington, v. 73, n° 9, p. 544-550, nov. 1939b.
VIDAL, Armando. [Correspondência] Destinatário: Candido Portinari. Rio de Janeiro, 24 dez. 1938. Correspondência administrativa. 1f. Projeto Portinari, CO 5157.
WATSON, Forbes. The Purpose of the Pittsburgh International. The American Magazine of Art, v. 28, n. 11, nov. 1935, p. 644-654, 697.
WILLIAMS, Darlyle. Culture Wars in Brazil: The First Vargas Regime, 1930-1945. Durham: Duke University Press, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Danielle Misura Nastari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.