Observando cidades: Raul Mourão e a captura das ruas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.199099Palavras-chave:
Ruas, Cidades, Arte contemporânea, Raul MourãoResumo
O artigo focaliza os trabalhos de Raul Mourão voltados para a observação das cidades e para a captura da visualidade das ruas. Trata-se de um eixo da produção do artista que ele considera dedicado à documentação do real. A análise de sua obra é feita a partir de uma entrevista com o artista e diálogos com outros pesquisadores interessados na sua produção artística sobre este tema.
Downloads
Referências
CARVALHO, Bruno. Cidade porosa: dois séculos de história cultural do Rio de Janeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 29-30.
COELHO, Frederico. Aberto para balanço - 2010, Raul Mourão, n.d, 2010. Disponível em: https://archive.raulmourao.com/portfolio/aberto-para-balanco-2010/. Acesso em: 16 abr. 2023
DUARTE, Luisa. O mundo antes do disparo. In COELHO, Fred (org.). Raul Mourão. Volume 2. Rio de Janeiro: Automática, 2020, p. 242.
FARIAS, Agnaldo. Os signos ásperos. In MOURÃO, Raul. ARTE BRA / Raul Mourão. Rio de Janeiro: Casa da Palavra / Automática / Tecnopop, 2007, p. 63.
FERRAZ, Eucanaã. Ver-Invadir. In COELHO, Fred (org.). Raul Mourão. Volume 2. Rio de Janeiro: Automática, 2020, p. 173.
HERKENHOFF, Paulo. A gentil arte de burlar. In MOURÃO, Raul. ARTE BRA / Raul Mourão. Rio de Janeiro: Casa da Palavra / Automática / Tecnopop, 2007, p. 37.
MOURÃO, Raul. ARTE BRA / Raul Mourão. Rio de Janeiro: Casa da Palavra / Automática / Tecnopop, 2007. p. 79.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maurício Barros de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.