A dança de Teseu
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.200150Palavras-chave:
Estética (Arte) (Arquitetura), Labirinto, Forma (Estética), Arte, Estatuária da AntiguidadeResumo
Hubert Damisch (1928-2017) foi um filósofo francês especializado em estética e história da arte que trabalhou como professor da École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) em Paris, entre os anos de 1975-1986. “A dança de Teseu” foi publicado na revista Tel Quel no verão de 1966 em uma edição que contou com a participação de importantes pensadores franceses da época, entre eles Jacques Derrida. O texto “A dança de Teseu” configurou-se como referência para as análises estéticas que envolvem discussões em arquitetura, e suas interpretações para o mito instigaram o surgimento de obras que aprofundaram e ampliaram a importância da compreensão da influência que a personagem mitológica de Dédalo teve para o ofício de projetação.
Downloads
Referências
CLAVIER, Étienne. Bibliothèque d'Apollodore l'Athénien - Traduction Nouvelle. Paris: Imprimerie de Delance et Lesueur, 1805.
COUTINHO, Luciano. Educação arquitetônica da humanidade. Brasília: Tanto Mar Editores, 2021.
FRONTISI-DUCROUX, Françoise. Dédale: mythologie de l'artisan en grèce ancienne. Paris: François Maspero, 1975.
PÉREZ-GÓMEZ, Alberto. The Myth of Dedalus: On the Architect' s métier. In Timely Meditations: Selected Essays on Architecture - Volume 1. Montreal: RightAngleInternational, 2016, p. 1-22.
PLATON. Euthyphron / trad. Luis-André Dorion. In BRISSON, Luc (org). Platon - oeuvres complètes. Paris: Éditions Flammarion, 2008, p. 393-414.
RICHTER, Gisela M.A. Kouroi: Archaic Greek Youth. New York: Phaidon Publishers INC., 1970.
SALZSTEIN, Sônia. Passagens: Hubert Damisch. ARS, São Paulo, vol. 16, n. 32, p. 29-35, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/143599. Acesso em: 7 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Hubert Damish; Claudia Afonso
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.