Dez meses, nove noites: a colaboração entre artistas e cientistas na realização da exposição 9 Evenings
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.204359Palavras-chave:
9 Evenings, happenings, performance, diagrama, arte e ciênciaResumo
O artigo investiga o contexto de emergência das obras apresentadas no evento 9 Evenings: Theatre and Engineering, realizado em Nova York em outubro de 1966, analisando tanto o ambiente cultural nova-iorquino, quanto o processo de colabo- ração entre artistas e engenheiros que resultou na exposição. Em relação a este último, o trabalho sublinha o papel decisivo dos diagramas desenvolvidos por Herb Schneider para a interlocução produtiva entre os participantes do evento, considerado uma das mais longas e bem sucedidas colaborações criativas entre artistas e cientistas de que se tem notícia.
Downloads
Referências
Evenings: Theatre and Engineering (2011). Direção: Barbro Schultz Lundestam. Produção: Julie Martin. E.A.T., Inc, 2011. 1 filme, sonoro e colorido, digital. [Assistido no Moderna Museet, Estocolmo (Suécia), em fevereiro de 2015].
Evenings: Theatre and Engineering, 1966, Nova York. [Editado por Pontus Hultén and Frank Königsberg]. Nova York: Experiments in Art and Technology – the Foundation for Contemporary Performance Arts, 1966. 16 p. [Catálogo do evento]. Disponível em: https://www.fondation-langlois.org/9evenings/e/theme/program.html. Acesso em 13 maio 2024.
BARDIOT, Clarisse. 9 Evenings: Theatre and Engineering. [Publicação eletrônica – sítio web]. Montreal: The Daniel Langlois Foundation for Art, Science, and Technology, 2006a. Disponível em < http://www.fondation-langlois.org/e/9evenings/>. Acesso em 13 de maio de 2024.
BARDIOT, Clarisse. The Diagrams of 9 Evenings. 9 Evenings Reconsidered: Art, Theatre, and Engineering. Cambridge, MA: MIT List Visual Arts Center, 2006b, pp.45-54.
BREER, Franny. Teste do Sistema TEEEM. 1966. 1 fotografia. 1200 x 795 pixels. Disponível em: https://hyperallergic.com/323758/rebooting-a-landmarks-series-of-art-and-technology-collaborations/. Acesso em 13 maio 2024.
E.A.T. NEWS. Nova Iorque: E.A.T., Inc, vol. 1, no 2, jun., 1967.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
FLYER OF THE 9 EVENINGS: THEATRE AND ENGINEERING. Montreal: The Daniel Langlois Foundation for Art, Science and Technology. Collection of Documents Published by Experiments in Art and Technology. EAT C1-29; 29. Nova Iorque, E.A.T., Inc, 1966, 1p.
KAPROW, Allan. Essays on the blurring of art and life. Berkley: University of California Press, 1993.
KEMP, Martin. Seen | Unseen: Art, Science, and Intuition from Leonardo to the Hubble telescope. Oxford: Oxford University Press, 2006.
KLÜVER, Billy. 9 Evenings: Theatre and Engineering. Edited by Pontus Hultén and Frank Königsberg. Nova Iorque: Experiments in Art and Technology & The Foundation for Contemporary Performance Arts, 1966.
KLÜVER, Billy. Interface: artists/engineers. E.A.T. Proceedings. Nova Iorque: no 1, abr., 1967.
KLÜVER, Billy. Letter to J.R. Pierce (April 8th, 1966). Montreal: The Daniel Langlois Foundation for Art, Science, and Technology. Collections of Documents Published by Experiments in Art and Technology, EAT C1-15; 15.
KOSTELANETZ, Richard. The Theatre of Mixed Means: an Introduction to Happenings, Kinetic environments, and other Mixed-Means Performances. Nova York: Dial Press, 1968.
LOEWEN, Norma. Experiments in Art and Technology: A Descriptive History of the Organization. 1975. Tese. PhD. dissertation delivered at the School of Education, Health, Nursing and Arts Professions. New York University. Nova Iorque, 1975.
RAUSCHENBERG, Robert. 9 evenings: theatre & engineering, 1966, Nova York. Nova York: Experiments in Art and Technology – the Foundation for Contemporary Performance Arts, 1966. 1 cartaz do evento. Disponível em: https://hyperallergic.com/323758/rebooting-a-landmarks-series-of-art-and-technology-collaborations. Acesso em 13 maio 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Urano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.