Corpo, ambiente e luta: usos da terra na arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.210236Palavras-chave:
Arte contemporânea, Terra, Agência, Novo materialismoResumo
O presente artigo tem como objetivo explorar três diferentes eixos em relação ao uso de terra na arte produzida desde o segundo pós-guerra: corpo, ambiente e luta. A partir da premissa de que o empenho em fazer da terra objeto, linguagem e suporte artístico tem sido uma tendência que cruza fronteiras geográficas e culturais, é proposta uma análise centrada na agência da matéria e em diálogo com o novo materialismo.
Downloads
Referências
ARRUTI, José Maurício Paiva Andion. O reencantamento do mundo: trama histórica e arranjos territoriais Pankararu. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ.
BAE-DIMITRIADIS, Michelle. Land-Based Art Criticism: (Un)learning Land Through Art. Visual Arts Research, vol. 47, n. 2, p. 102–114, janeiro de 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5406/visuartsrese.47.2.0102. Acesso em: 8 ago. 2023.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960.
BRETT, Guy. Um paradoxo de contenção. In BRETT, Guy. Brasil experimental: arte e vida, proposições e paradoxos. Rio de Janeiro: Contracapa, 2005.
BROTHERSTON, Gordon; MEDEIROS, Sérgio (org). Popol Vuh. São Paulo: Iluminuras, 2007.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Perspectivismo e multinaturalismo na América Indígena. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo, Cosac & Naify, 2002.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. A inconstância da alma selvagem, São Paulo: Cosac Naify, 2013.
CELANT, Germano. Arte Povera: storie e protagonisti, Milão: Electa, 1985.
COSTA, Marcus de Lontra; SILVA, Raquel (org). Celeida Tostes. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2014.
CUNHA, Maximiliano Carneiro da. Performance e prática nos cerimoniais Pankararu. In ATHIAS, Renato (org.) Povos Indígenas de Pernambuco: identidade, diversidade e conflito. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2007.
CUNHA, Maximiliano Carneiro da. A música encantada Pankararu (toantes, toré, ritos e festas na cultura dos índios Pankararu). Dissertação (Mestrado em Antropologia Cultural). – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1999.
DESCOLA, Phillippe. La nature domestique: symbolisme et praxis dans ricologie des Achuar. Paris: Maison des Sciences de L’Homme, 1986.
ESBELL, Jaider. Artista indígena que fomentou a Bienal desse ano, Jaider Esbell revela seu esforço para trazer a arte dos povos originários para o centro do debate. Entrevista concedida a Artur Tavares. Elástica. out de 2021. Disponível em: https://elastica.abril.com.br/especiais/jaider-esbell-bienal-mam/. Acesso em: 8 ago. 2023.
ESBELL, Jaider. Arte indígena contemporânea e o grande mundo. Select. jan. de 2018. Disponível em: <https://select.art.br/arte-indigena-contemporanea-e-o-grande-mundo/>. Acesso em: 8 ago. 2023.
GELL, Alfred. Arte e agência: uma teoria antropológica. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
GODSEN, Chris; MARSHALL, Yvonne. The Cultural Biography of Objects. World Archaeology, vol. 31, n. 2, p. 169-178, outubro de 1999.
JIRÕ, Yoshihara. Gutai Art Manifesto / Traduzido para o inglês por Reiko Tomii. [originalmente publicado como Gutai bijutsu sengen]. Geijutsu Shinch , vol. 7, n. 12, p. 202–204, dezembro de 1956. Disponível em: <http://web.guggenheim.
org/exhibitions/gutai/data/manifesto.html>. Acesso em: 19 ago. 2023.
LISSA, Bárbara; VAZ, Maria. Quando o tempo dura uma tonelada (2021). Paisagens móveis, n.d. Disponível em: <https://www.paisagensmoveis.com/quando-o-tempo-dura-uma-tonelada>. Acesso em: 8 ago. 2023.
MANCHESTER, Elizabeth. Untitled (Silueta Series Mexico). Tate, 2009. Disponível em:<https://www.tate.org.uk/art/artworks/mendieta-untitled-silueta-series-mexico-t13357>. Acesso em: 8 ago. 2023.
MATTA, Priscila. Dois elos da mesma corrente: os rituais da corrida do Imbu e da Penitência entre os Pankararu. Cadernos de campo, São Paulo, n. 18, p. 1-352, 2009.
MORTON, Timothy. All Art is Ecological. Londres: Penguin, 2021.
MURA, Claudia. “Todo mistério tem dono!”: ritual, política e tradição de conhecimento entre os Pankararu. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2013.
NARANJO, Tessie. Cultural Changes: The Effect of Foreign Systems at Santa Clara Pueblo. In WIGLE, Marta; BABCOCK, Barbara A. (org.), The Great Southwest of the Fred Harvey Company and the Santa Fe Railway. Phoenix:
The Heard Museum, 1996.
OITICICA, Hélio. Posição e Programa – Programa Ambiental – Posição ética, 1966. Projeto HO, doc. No 0253/66. Disponível em: <https://projetoho.com.br/pt/home/>. Acesso em: 19 ago. 2023.
OITICICA, Hélio. Caderno-Caju, de 10 dez. 1978 a 1 jan. 1980. Projeto HO, doc.no 0123/78. Disponível em: <https://projetoho.com.br/pt/home/>. Acesso em: 19 ago. 2023.
PALLASMAA, Juhani. Matter, Hapticity and Time: Material Imagination and the Voice of Matter. Building Material: Architectural Association of Ireland, n. 20, p. 171-189, 2016.
SCOTT, Emily Eliza. Decentering Land Art from the Borderlands: A Review of Through the Repellent Fence.Art Journal Open, 27 de março de 2018. Disponível em: http://artjournal.collegeart.org/?p=9819. Acesso em: 8 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabrieli Priscila Simões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.