Vanguardas, desmaterialização, tecnologias na arte: as reflexões de Walter Zanini
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.216174Palavras-chave:
Walter Zanini, História da arte, Arte tecnologia, Bienal de São PauloResumo
O ensaio explora a trajetória de Walter Zanini, enfocando sua pesquisa interrompida em 2006, que buscava uma abordagem inovadora da história da arte ao considerar a influência das tecnologias na desmaterialização da obra artística. Suas escolhas revelam seu pensamento crítico e curatorial, bem como suas significativas contribuições para a arte brasileira.
Downloads
Referências
COSTA, Cacilda Teixeira. Videoarte no MAC. In MACHADO, Arlindo (org.). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
DELEUZE, Gilles. Post Scriptum: sobre as sociedades de controle. In. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.
FARGIER, Jean-Paul. Video Gratias. In Caderno SESC Videobrasil/SESC SP, Associação Cultural Videobrasil – Vol. 3, n.3 (2007) – São Paulo: Edições SESC SP, Associação Cultural Videobrasil, 2007.
FARIAS, Agnaldo (org.). Bienal 50 anos: 1951-2001. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2001.
KRAUSS, Rosalind. Video: The Aesthetics of Narcissism. October, vol. 1, MIT Press, primavera 1976, p. 50-64. Tradução em português disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/51653/27990. Acesso em: 17 set. 2023.
MARQUES, Ana Martins. Risque esta palavra. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
OBRIST, Hans Ulrich. Entrevistas: Volume 1. Rio de Janeiro: Cobogó; Belo Horizonte, Inhotim, 2009.
ZANINI, Walter; FREIRE, Cristina (org.). Walter Zanini: Escrituras Críticas. São Paulo: Annablume, 2013.
ZANINI, Walter; JESUS, Eduardo de (org.). Walter Zanini: vanguardas, desmaterialização, tecnologias. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eduardo de Jesus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.