Teatro menor: crises e potências na intersecção dos processos de gestão, produção e criação artística de um teatro latino-americano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i2p57-80Palavras-chave:
teatro menor, atriz-produtora, produção teatralResumo
Este artigo deriva da minha pesquisa de doutorado na qual investigo características de produção e gestão teatral, num contexto latino-americano, de obras, grupos, núcleos e artistas circunscritos no âmbito do que defini como teatro menor, metáfora inspirada nas reflexões de Deleuze e Guattari a respeito da literatura menor. São tomados como referências práticas trabalhos teatrais em que o artista, em especial atores e atrizes, possui também atribuições administrativas, visando questionar as práticas de produção e gestão como processos exclusivamente instrumentais, atentando para suas implicações como meio. Essa mudança de ponto de vista tem como fim a reorganização do ato da produção, sugerindo que a relação existente entre processo criativo e de produção define as práticas ideológicas desse tipo de fazer teatral.
Downloads
Referências
CANCLINI, N. G. ¿De qué hablamos cuando hablamos de resistencia? Estudios Visuales: Ensayo, teoría y crítica de la cultura visual y el arte contemporâneo, Murcia, n. 7, p. 16-37, dec. 2009.
______. Frida e a industrialização da cultura. Comunicação e Cultura, Lisboa, n. 12, p. 23-28, 2011.
______. La sociedad sin relato: antropología y estética de la inminencia. Madrid: Katz, 2010.
CARREIRA, A. Teatro de grupo: a busca de identidades. Subtexto – Revista de Teatro do Galpão Cine Horto, Belo Horizonte, v. 5, n. 5, p. 11-20, 2008.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: para uma literatura menor. Lisboa: Minuit, 2003.
DIÉGUEZ, I. Escenarios liminales: donde se cruzan el arte y la vida. Buenos Aires: Atuel, 2007.
FERRAZ, S. Prefácio. In: NASCIMENTO, G. Música menor: a avant-garde e as manifestações menores na música contemporânea. São Paulo: Annablume, 2005. p. 13-16.
GARCIA, S. Notas sobre uma metodologia latino-americana. Subtexto – Revista de Teatro do Galpão Cine Horto, Belo Horizonte, v. 5, n. 5, p. 57-64, 2008.
JAMESON, F. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1984.
MENDOZA, T. E. Poder y creación artística en México: un análisis del Fondo Nacional para la Cultura y las Artes (Fonca). Ciudad de Mexico: Universidad Autónoma Metropolitana Azcapotzalco, 2011.
MERCURIO, S. De Banfield a México. Banfield: Sergio Mercurio, 2006. [Peça teatral].
NASCIMENTO, G. Música menor: a avant-garde e as manifestações menores na música contemporânea. São Paulo: Annablume, 2005.
SCHRAIER, G. Laboratorio de producción teatral 1: técnicas de gestión y producción aplicadas a proyectos alternativos. Buenos Aires: Atuel, 2008.
ZAPATA, M. R. O teatro e nossa América. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 259-266, jul. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Aspas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.