Pedagogia da cena empretecida

Autores

  • Nelson Bruno Delfino Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v13i1p49-62

Palavras-chave:

Teatro negro, Pedagogia teatral, Artes cênicas

Resumo

Este artigo visa analisar as pesquisas acadêmicas em artes cênicas sobre teatro negro e performance negra nos programas de pós-graduação, nas universidades públicas federais brasileiras, realizadas por pesquisadores negros e negras entre os anos de 1980 e 2020. O objetivo é identificar os caminhos metodológicos e teóricos desenvolvidos por esses artistas para traçar uma possível pedagogia da cena teatral brasileira empretecida. Utiliza-se como amostragem os trabalhos de Winny Rocha, que teve sua pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Cristiane Sobral, com pesquisa feita na Universidade de Brasília (UNB), e Danielle Anatólio, que desenvolveu seu trabalho na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Percebe-se que esses artistas, em suas pesquisas acadêmicas/artísticas, produzem trabalhos autobiográficos que fortalecem a sua negritude.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nelson Bruno Delfino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Ator, diretor, escritor e professor de Teatro. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Mestre em Artes da Cena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando em Artes da Cena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a produção poética, e de vida, de artistas bixas pretas.

Referências

ANATÓLIO, Danielle. Corpo Negro Feminino: Ressignificação em Performances de Mulheres Negras. 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio De Janeiro, 2018.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.

JESUS, Cristiane Sobral Correa. Teatros Negros e suas Estéticas na Cena Teatral Brasileira. 2016. 160 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

JESUS, Cristiane Sobral Correa. Um teatro negro para um Brasil melhor? Revista Palmares de Cultura Brasileira – Ano 1 n.º 01 – agosto de 2005. Disponível em: <http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2011/02/revista01.pdf>. Acesso em 25 set. 2023.

ROCHA, Winny Silva da. Performance Preta: Encruzilhadas entre arte e política. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

Downloads

Publicado

2023-06-11

Como Citar

Delfino, N. B. (2023). Pedagogia da cena empretecida. Revista Aspas, 13(1), 49-62. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v13i1p49-62