Poéticas do Diverso: negridades, periferias e diferença fugitiva

Autores

  • Altemar Di Monteiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v13i1p111-123

Palavras-chave:

Performatividades negras, Periferia, Diferença radical, Diversidade

Resumo

Reconhecendo a capacidade criativa que a negridade anuncia — a de expor e dissolver a separabilidade de todas as coisas e desafiar a transparência como política de tokenização dos corpos negros —, este artigo questiona a agenda jurídico-moral global do multiculturalismo e da diversidade — e sua captura pelo sistema neoliberal nas artes — para reafirmar uma Poética do Diverso. Pensando com o poeta e dramaturgo martinicano Édouard Glissant, temos o interesse de articular, com estudos negros contemporâneos, táticas de fuga ao rolo compressor das estratégias neoliberais de tokenização de nossa existência.

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Biografia do Autor

  • Altemar Di Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor na Graduação em Teatro UFMG (Licenciatura e Bacharelado) na área de Teatros Negros. Pesquisador, dramaturgo, encenador, diretor fundador do Nóis de Teatro, grupo atuante há 22 anos na periferia de Fortaleza – Ce. Doutor e Mestre em Artes, Especialista em Arte-educação, licenciado e tecnólogo em Teatro. Líder do Grupo de Pesquisa “Negruras – Performatividades (poéticas e pedagogias) negras e periféricas”. Dramaturgo e diretor de “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro”, “Ainda Vivas”, “Desterro”, dentre outras peças. Trabalha nas áreas de Teatros Negros, Teatros de Rua, Pedagogias da Cena, Corporeidades e seus atravessamentos periféricos e raciais. Autor do livro “Caminhares Periféricos – Nóis de Teatro e a Potência do Caminhar no Teatro de Rua Contemporâneo” (Editora Piseagrama, Belo Horizonte, 2018).

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Publicado

2023-06-11

Como Citar

Di Monteiro, A. (2023). Poéticas do Diverso: negridades, periferias e diferença fugitiva. Revista Aspas, 13(1), 111-123. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v13i1p111-123