O teatro de reprise e a co-construção estética do saber. Uma reflexão da aprendizagem grupai/individual através da improvisação interativa (co-criação)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v1i1p158-170Palavras-chave:
teatro de reprise, psicodrama público, teatro espontâneo, grupo, teatro, estéticaResumo
Faço uma reflexão sobre a metodologia do Teatro de Reprise como mediador de interação e aprendizagem com o público. Defino o método e seus fundamentos baseados no psicodrama de Jacob Levy Moreno. Como o psicodrama, sua história, e a trajetória de seu criador se entrelaçam indissoluvelmente, a personalidade e biografia de Moreno são utilizadas como fio condutor na compreensão das bases do método psicodramático. Suas ideias sobre inclusão, utopia e saúde configuram um vanguardismo em sua época, noção de co-consciente e coinconsciente. Especificamente quanto ao método Teatro de Reprise, o trabalho é um estudo de como o impacto da aprendizagem grupal resultante da utilização do método em organizações, políticas públicas etc. é apreciado através de exemplos de intervenção e depoimentos de participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Revista Aspas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.