O jogo do bufão como ferramenta para o artivista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v1i1p188-196Palavras-chave:
ativismo, bufonaria, popularResumo
O presente projeto tem como eixo a relação entre a prática artística e política do ator/performer. A partir da pesquisa com o bufão, busco analisar a eficácia de seu jogo na realização de ações políticas, em lugares cênicos ou públicos. Este estudo, que se insere no campo da performance política, circunscreve essa investigação na esfera do grotesco cômico popular. Sendo assim, centrado no caráter de denúncia e protesto do bufão, examino os jogos de paródia e blasfêmia que endereçam suas críticas e ações sempre em favor da liberdade. Comparando a gestualidade crítica do bufão com a do homem que grafita, por exemplo, examino os trabalhos de “artivistas”, como Reverend Billy e Guillermo Gómez-Peña, que se utilizam do grotesco, da ironia e da bufonaria para denunciar as injustiças contra o homem na sociedade capitalista. Palavras-chave:
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Revista Aspas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.