Apresentação do projeto de pesquisa "Proposta de treinamento de atores baseada no trabalho técnico do grupo Varasanta"

Autores

  • Umberto Cerasoli Júnior Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p44-51

Palavras-chave:

formação do ator, treinamento, varasanta

Resumo

Projeto para o desenvolvimento de um treinamento de atores, a partir do mapeamento do trabalho de formação desenvolvido pelo grupo de teatro colombiano Varasanta, com o intuito de aplicá-lo ao contexto de formação de atores universitários no Brasil. O projeto está estruturado em três eixos: histórico, teórico e prático; e baseado, fundamentalmente, na metodologia da observação participante e nos pressupostos de trabalho do Cepeca (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, da ECA-USP). Para evidenciar os princípios do trabalho e avaliar a eficiência do treinamento que será proposto, estão previstos o desenvolvimento de uma Demonstração Técnica, a criação de um Exercício Cênico e a realização de um Curso (nos moldes de uma disciplina de graduação), que será ministrado a um grupo de controle formado por estudantes de teatro em formação universitária. Ao final da pesquisa, além da tese, serão apresentados os resultados cênicos e metodológicos obtidos durante o processo. 

Downloads

Biografia do Autor

  • Umberto Cerasoli Júnior, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA/USP. 

Referências

ASLAN, Odete. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.

BURZYNSKY, T.; OSINSKI, Z. Grotowski´s Laboratory. Warsaw: Interpress Publishers, 1979.

CERASOLI, Umberto Jr. O LUME no contexto do Teatro de Pesquisa do Século XX. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA/USP, 2010.

FLASZEN, Ludwik e POLLASTRELLI, Carla (orgs). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva e SESC; Pontedera, It: Fundazione Pontedera Teatro, 2007.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971b.

KUNIEGA, Jennifer. The theatre of Grotowski. New York: Methuen, 1985.

MONTES, Fernando (org). Jerzy Grotowski Lo que Fue. Colômbia: Ministerio de Cultura, Centro de Documentación Escénica: 1999.

MOTTA LIMA, T. Conter o Incontível: apontamentos sobre os conceitos de estrutura e espontaneidade em Grotowski. IN: Sala Preta - Revista do Programa de pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas - ECA/USP, São Paulo, n.5, 2005.

______. Les Mots Pretiqués: relação entre terminologia e prática no percurso artístico de Jerzy Grotowski. 2008. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

______. Experimentar a memoria, ou experimentar-se na memoria: apontamentos sobre a noção de memoria no percurso artístico de Jerzy Grotowski. Sala Preta – Revista de Artes Cênicas. São Paulo: USP, n.9, p.159-169, 2009.

RICHARDS, Thomas. Al lavoro con Grotowski sulle azione fisiche. Milão: Ubulibri 1993.

SCHEKNER, R. ; WOLFORD , L. The Sourcebook. New York: Routledge, 1997.

Downloads

Publicado

2012-10-07

Edição

Seção

Apresentação de Projetos de Pesquisa

Como Citar

Cerasoli Júnior, U. . (2012). Apresentação do projeto de pesquisa "Proposta de treinamento de atores baseada no trabalho técnico do grupo Varasanta". Revista Aspas, 2(1), 44-51. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p44-51