O Teatro de Sami Feder no Holocausto: Um espaço de Resistência

Autores

  • Leslie Evelyn Ruth Marko Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p94-102

Palavras-chave:

desumanização, KZ Theater, nazifascismo, Sami Feder, Teatro Judaico.

Resumo

Esta pesquisa pretende resgatar e analisar a atuação estética, social e histórica do diretor de teatro, judeu-polonês, Sami Feder (1909-2000) no contexto de grupos teatrais de resistência anti-hitlerista, compostos por artistas e prisioneiros judeus, em guetos, campos de concentração, de trabalho e  extermínio durante a dominação nazifascista principalmente na Alemanha e no Leste Europeu. Será realizado o levantamento de materiais sobre o tema: bibliografia, arquivos e acervos de bibliotecas nacionais e internacionais, reportagens, documentos, álbuns de fotografia, diários, textos teatrais, entrevistas com sobreviventes, dramaturgos e pesquisadores acadêmicos. Será estabelecido, também, um diálogo com autores que analisam o período tais como Bertolt Brecht, Theodor Adorno, Rebecca Rovit, Robert Skloot, Viktor Frankel,Walter Benjamin Zygmunt Bauman, Stephen Wilner entre outros.

 

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Publicado

2012-10-07

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas em Andamento

Como Citar

Marko, L. E. R. (2012). O Teatro de Sami Feder no Holocausto: Um espaço de Resistência. Revista Aspas, 2(1), 94-102. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p94-102