Incidência e Enquadramento: Uma Possibilidade de Transmissão da Prática Atoral
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p133-140Palavras-chave:
ator-encenador, criação cênica, pedagogia do teatroResumo
Este texto apresenta uma revisão da pesquisa “O Ateliê do Ator-encenador”. Verifica-se a hipótese do “vetor anteparo e impressão digital” (a relação entre material e ação física inscrita em cena) como estruturador da prática atoral. Investiga-se o princípio do arranjo (vários anteparos atuando juntos para a criação de uma impressão digital) e chega-se a funções mínimas articuladas (incidência, enquadramento e vulnerabilidade) para instrumentalizar a prática pedagógica. Conta-se com um procedimento inventado pela pesquisadora através da intersecção de diferentes pedagogias que o texto expõe, juntamente com o deslocamento epistemológico proposto (através de uma apropriação de termos do ensino lacaniano).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Aspas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.