Viagem a um Real Desfamiliarizado: Performatividade da Tecnologia na Cena Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v3i1p61-73Palavras-chave:
encenações digitais, performatividade tecnológica, teatro e tecnologias digitais.Resumo
O presente trabalho pretende refletir sobre alguns dos temas desenvolvidos em pesquisa de mestrado que procura investigar e descrever os impactos das tecnologias digitais sobre as formas de ação na cena contemporânea. Neste texto, fazemos um recorte que busca elucidar como a tecnologia passa a apresentar uma “performatividade” em cena, noção que nos foi inspirada pela Profa. Josette Féral. Com a finalidade de demonstrar como a tecnologia, de forma cada vez mais destacada, passa da coxia ao espaço cênico, apresentamos, a partir de Meyerhold e Piscator, alguns dos aspectos — como os deslocamentos entre ficcional e real — que identificamos como decisivos e precursores de uma nova forma de conceber a presença não humana em cena para, então, reiterá-la em exemplos atuais que aqui brevemente expusemos por meio das metaencenações dos grupos Phila 7, Wooster Group e Ubu.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Aspas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.