JOSEPH BEUYS: uma investigação sobre modos de ação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v4i1p92-101Palavras-chave:
Ator/performer, Atuação, Teatro ContemporâneoResumo
O artigo é um recorte da atual pesquisa de mestrado intitulada A crise da noção de ação no teatro contemporâneo o as Aktionen de Joseph Beuys. A investigação recorre à aproximação entre o teatro e as práticas artísticas que aspiram a uma experiência com o “real", como a arte performática. Através das Aktionen, do artista alemão Joseph Beuys, pretende-se investigar elementos importantes para se repensar o processo criativo dos artistas que trafegam entre as áreas do teatro e da performance em relação à construção de uma ação expandida que possa ir além do campo da arte.
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Referências
Ela descreve o tipo de comunicação que busca estabelecer como um processo de “transmissão direta de energia entre o artista e o público”. A possibilidade dessa qualidade de conexão efetivamente ocorrer dependeria de um árduo trabalho do artista sobre si mesmo, que Abramovic denomina “limpar a casa”. As suas técnicas muitas vezes se assemelham a fragmentos de práticas ascéticas encontradas em diversas tradições e reinventadas por ela. Testes de resistência física, tolerância da dor, mudança dos hábitos alimentares, do sono, da sexualidade, exercícios de silêncio, práticas que colocam a performer em situações limite e que por isso mesmo poderiam fazer emergir uma nova qualidade de consciência e de comunicação. (Cassiano Sydow Quilici, Ação e Representação nas artes performativas, In: Rebento Revista de Artes do Espetáculo, Unesp, nº 4 maio 2013, pág. 34-41)
“se apenas as tivesse pintado, nunca teriam passado de meros quadros” (STACHEIHAUS, 1990, p. 144)
“redigidos por um princípio similar ao da música; daí o uso do termo, que em alemão [como no português] também designa notação musical” (D’AVOSSA, 2010, p. 11).
"não objetual, não comercial e não representacional" (CIPRIANO, 2013, p. 186)
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