OS CONTORNOS DO EFÊMERO: UMA NARRATIVA DA PÓS-MODERNIDADE NO THÉÂTRE DU SOLEIL
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v4i1p21-32Palavras-chave:
Contornos vida-arte, Literatura alemã contemporânea, Teatro pós-dramático, Théâtre du SoleilResumo
Este estudo discorre sobre os contornos da vida e da arte, com foco no tempo e no espaço, na história e na memória, em Os Efêmeros (Théâtre du Soleil) de Ariane Mnouchkine, aproximando a obra do cenário da contemporaneidade, teorizado por H. T. Lehmann, e de outros autores alemães, como I. Shulze e W.G. Sebald.
Downloads
Referências
BOUVET, Marie-Helene. Os figurinos de Les Éphémères. Entrevista realizada por Fausto Viana e Rosane Muniz, Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Sala Preta n.7. São Paulo, 2007.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain Dicionário de Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.
DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
HOUAISS, A; VILLAR, M.S. Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
LEHMAN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac e Naify, 2007.
LEHMAN, Hans-Thies. “Teatro pós-dramático e teatro político”. In: Sala Preta. SP: ECA/USP, nº 3, 2003, p. 9-19.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
LONG, J.J. W.G.Sebald: A Bibliographical Essay on Current Research. Anne Fuchs and J.J.Long. Würzberg, Wiesbaden: Verlag Königshausen & Neumann GmbH, 2007.
SEBALD, W. G. Austerlitz. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
_____________. Os Emigrantes. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SILVA, A.M.V. Vidas em ruínas: As escritas da memória em Os Emigrantes, de W.G. Sebald. Artigo publicado nos anais do XII Congresso Internacional da ABRALIC. UFPR. Curitiba, 2011.
SHAKESPEARE, William. The Tempest. 1610.
SILVA, Heloisa Marina. Narrativas pessoais: possibilidades de confrontos com o real na cena. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2012.
SMOLKA, A. L. B. A memória em questão: uma perspectiva histórico-cultural. Revista Educação & Sociedade, ano XXI, nº 71. Julho, 2000.
VILHENA, Deolinda. Ariane Mnouchkine e o Théâtre du Soleil: notas de uma trajetória entre palco e tela. Anais do VI Colóquio Internacional de Etnocenologia. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Aspas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.