PROCESSO DE DRAMA NA PEQUENA INFÂNCIA

Autores

  • Jeórgia de Fátima Rodrigues Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II.
  • Robson Rosseto Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v4i2p92-102

Palavras-chave:

Criança, Educação Infantil, Linguagem Dramática, Professor em Ação Dramática

Resumo

Este estudo analisa o desenvolvimento de um processo dramático realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI, com crianças em idade pré-escolar na cidade de Curitiba/PR. A proposta foi baseada na metodologia do professor em ação dramática por meio de experiências estéticas presentes no faz de conta da criança. A partir da vivência como artista/professora, a personagem “Kaka Caveira” conduziu as ações dramáticas com base na interação significativa com crianças dentro de um enfoque processual. 

Downloads

Biografia do Autor

  • Jeórgia de Fátima Rodrigues, Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II.
    Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Padre João Bagozzi, graduanda do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II, e professora da Educação Infantil e Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação de Curitiba.
  • Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II.
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC e professor do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II.

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LEITE, Elisângela Christiane de Pinheiro. O professor em ação dramática na educação infantil: um estudo com professores da rede municipal de ensino de Curitiba. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) – setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

LEITE, Maria Isabel. Linguagens e autoria: registro, cotidiano e expressão. In: OSTETTO, L. E. Arte, infância e formação de professores: Autoria e transgressão. Campinas, SP: Papirus, 2004. (Coleção Ágere)

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Atenção! Crianças Brincando! In: CUNA, S.R.V. et al. (orgs). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2011.

SLADE, P. O jogo dramático infantil. 8. ed. São Paulo: Summus, 1978.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Edição

Seção

Desenhos de Pesquisa

Como Citar

Rodrigues, J. de F., & Rosseto, R. (2014). PROCESSO DE DRAMA NA PEQUENA INFÂNCIA. Revista Aspas, 4(2), 92-102. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v4i2p92-102