PROCESSO DE DRAMA NA PEQUENA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v4i2p92-102Palavras-chave:
Criança, Educação Infantil, Linguagem Dramática, Professor em Ação DramáticaResumo
Este estudo analisa o desenvolvimento de um processo dramático realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI, com crianças em idade pré-escolar na cidade de Curitiba/PR. A proposta foi baseada na metodologia do professor em ação dramática por meio de experiências estéticas presentes no faz de conta da criança. A partir da vivência como artista/professora, a personagem “Kaka Caveira” conduziu as ações dramáticas com base na interação significativa com crianças dentro de um enfoque processual.
Downloads
Referências
BARBOSA, Maria Carmen Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
LEITE, Elisângela Christiane de Pinheiro. O professor em ação dramática na educação infantil: um estudo com professores da rede municipal de ensino de Curitiba. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) – setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
LEITE, Maria Isabel. Linguagens e autoria: registro, cotidiano e expressão. In: OSTETTO, L. E. Arte, infância e formação de professores: Autoria e transgressão. Campinas, SP: Papirus, 2004. (Coleção Ágere)
SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Atenção! Crianças Brincando! In: CUNA, S.R.V. et al. (orgs). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2011.
SLADE, P. O jogo dramático infantil. 8. ed. São Paulo: Summus, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista aSPAs

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.