Mascaramento espacial: a espacialidade como máscara
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i1p106-118Palavras-chave:
atuação, corporalidade, espaço, mascaragemResumo
De maneira breve, apresenta-se aqui uma das etapas do processo de criação denominado “mascaramento espacial”, desenvolvido na pesquisa de doutorado Mascaramento espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator. Os procedimentos foram desenvolvidos a partir de estruturas plástico-arquitetônicas empregadas como máscaras espaciais, capazes de estimular o corpo na criação de ações físicas. Essas investigações teórico-práticas, calcadas no trânsito entre espacialidade construída e performatividade, resultaram em qualidades psicofísicas baseadas no princípio do fluxo de trocas entre espaço e corpo, propiciando a experiência de mover e ser movido, espacializar e ser espacializado, atuar e ser atuado.
Downloads
Referências
ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1997.
CARERI, F. Walkscapes: el andar como práctica estética. Barcelona: Gustavo Gilli, 2002.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado. Revista Gávea, Rio de Janeiro, v. 1, p. 87-93, 1984.
KRAUSS, R. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LECOQ, J. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Editora Senac São Paulo / Edições Sesc SP, 2010.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MORRIS, R. O tempo presente do espaço. In: FERREIRA, G.; COTRIN, C. (Orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. p. 401-420.
PICON-VALLIN, B. A arte do teatro – entre a tradição e a vanguarda: Meyerhold e a cena contemporânea. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto/Letra e Imagem, 2006.
SHEFFLER, I. O Laboratório de Estudo do Movimento e o percurso de formação de Jacques Lecoq. 2013. Tese (Doutorado) – Centro de Artes, Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista aSPAs

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.