Performance comparison of biotic indices measuring the ecological status base on soft-bottom macroinvertebrates: a study along the shallow Gomishan lagoon (Southeast Caspian Sea)

Autores

  • Nabee Basatnia Gorgan University of Agricultural Sciences and Natural Resources; Faculty of Fisheries
  • Seyed Abbas Hosseini Gorgan University of Agricultural Sciences and Natural Resources; Faculty of Fisheries
  • Rasoul Ghorbani Gorgan University of Agricultural Sciences and Natural Resources; Faculty of Fisheries
  • Pablo Muniz UdelaR; Facultad de Ciencias; IECA

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1679-87592015074606304

Resumo

O presente trabalho objetiva testar a viabilidade do emprego de alguns indices bióticos para o Mar Caspio Sudeste. Para tanto, a qualidade ecológica da lagoa Gomishan foi utilizada para avaliar três indices bióticos (AMBI, BENTIX, BOPA) durante o verão e o outono de 2010. Os resultados da aplicação dos indices não permitiram uma distinção clara entre as estações de coleta. Dois dos indices (AMBI e BENTIX) são bastante próximos em termos de diagnose (bom ou alto) e parecem funcionar melhor do que o BOPA. Adicionalmente, a Análise em Componentes Principais (ACP), baseada em parâmetros abióticos, mostrou claras diferenças espaciais e temporais nas variáveis ambientais. Contudo, nesses locais rasos e sem pressão do homem e com alto tempo de residência da água, a composição da comunidade bêntica pode ser associada ao estressse físico, devido ao aumento de salinidade e mudanças nas características ambientais, aliado a mudanças sazonais convencionais. A variabilidade natural de águas de transição mostrou ser um fator crucial para a correta avaliação da condição ecológica das comunidades de macroinvertebrados ao longo do sistema lagunar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Research Articles

Como Citar

Performance comparison of biotic indices measuring the ecological status base on soft-bottom macroinvertebrates: a study along the shallow Gomishan lagoon (Southeast Caspian Sea) . (2015). Brazilian Journal of Oceanography, 63(4), 363-378. https://doi.org/10.1590/S1679-87592015074606304