Stakeholder perceptions of decision-making process on marine biodiversity conservation on sal island (Cape Verde)

Autores

  • Jorge Ramos INRB
  • Miguel Tiago Oliveira Oceanário de Lisboa S.A.
  • Miguel N. Santos INRB

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1679-87592011000500012

Palavras-chave:

Conservação da biodiversidade marinha, Projeto de recifes artificiais, Ilha do Sal (Cabo Verde), Eco-turismo subaquático, Processo analítico hierárquico (PAH)

Resumo

Na Ilha do Sal (Cabo Verde) existe um crescente envolvimento, vontade e investimento na criação de sinergias turísticas. Contudo, muito do potencial económico da ilha está submerso - a biodiversidade marinha. Devido a este facto, e tendo em vista promover a sustentabilidade ambiental associada ao eco-turismo, vem sendo desenvolvida uma estratégia direccionada, quer ao mergulho, quer à pesca. Esta estratégia inclui a implantação de vários recifes artificiais (RA) na Baía de Santa Maria. De modo a alocar a procura para propósitos como o mergulho e a pesca, desenvolvemos um plano de pesquisa socio-económica relativo ao tema da biodiversidade e recifes (naturais e artificiais) e recolhemos as expectativas dos utilizadores de RAs. Assim, foi elaborado um projecto teórico cujo objectivo é a conservação da biodiversidade marinha, no qual são propostas algumas medidas de gestão. Através da utilização do método designado por processo analítico hierárquico (PAH) foi escrutinada a percepção dos utilizadores sobre as melhores práticas para a conservação da biodiversidade marinha na Ilha do Sal. Os resultados mostraram que o afundamento de estruturas obsoletas em áreas rochosas ou mistas parece ter um grande potencial, mas não é consensual. Em conclusão, a limitação de actividades de mergulho afigura-se como uma opção a considerar futuramente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Stakeholder perceptions of decision-making process on marine biodiversity conservation on sal island (Cape Verde). (2011). Brazilian Journal of Oceanography, 59(spe1), 95-105. https://doi.org/10.1590/S1679-87592011000500012