Standardization of a protocol to extract and analyze chlorophyll a and carotenoids in Gracilaria tenuistipitata Var. Liui. Zhang and Xia (Rhodophyta)

Autores

  • Priscila Bezerra Torres Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências; Departamento de Botânica
  • Fungyi Chow Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências; Departamento de Botânica
  • Cláudia Maria Furlan Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Biologia
  • Fernanda Mandelli Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Biologia
  • Adriana Mercadante Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Biologia
  • Déborah Yara Alves Cursino dos Santos Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências; Departamento de Botânica

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1679-87592014068106201

Resumo

Clorofila a e carotenoides são importantes pigmentos da fotossíntese. Na literatura são encontrados vários protocolos de extração e análise desses pigmentos utilizando, principalmente, plantas vasculares. O objetivo deste estudo foi padronizar uma metodologia de extração e análise dessas substâncias em uma macroalga vermelha, Gracilaria tenuistipitata var. liui. Amostras de talos gametofíticos cultivados in vitro foram trituradas em nitrogênio líquido, extraídas em 1,5 mL de solvente, centrifugadas e os pigmentos analisados quantitativamente e qualitativamente através de espectrofotometria de UV/visível, cromatografia liquida de alta eficiência (CLAE) e CLAE-acoplada a espectrometria de massas (CLAE-EM). Foram testados os parâmetros massa mínima, solvente para extração e número de extrações. Dentre os solventes testados, o metanol foi o mais eficiente, sendo 50mg de material fresco a massa mínima indicada para ser submetida a somente uma extração. Não foram encontradas diferenças significativas na quantificação desses pigmentos comparando-se os dados obtidos em espectrofotometria de UV/visível com os de CLAE. No entanto, para a identificação dos diferentes carotenoides e suas quantificações são necessárias CLAE ou CLAE-EM.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

naodefinida

Como Citar

Standardization of a protocol to extract and analyze chlorophyll a and carotenoids in Gracilaria tenuistipitata Var. Liui. Zhang and Xia (Rhodophyta). (2014). Brazilian Journal of Oceanography, 62(1), 57-63. https://doi.org/10.1590/s1679-87592014068106201