Evaluation of the satisfaction level of patients attended by a pharmaceutical care program in a private communitarian pharmacy in Vitória (ES, Brazil)

Autores

  • Tadeu Uggere de Andrade University Center of Vila Velha; Pharmacy Department
  • Daiani Mucelin Burini University Center of Vila Velha; Pharmacy Course
  • Michelli de Oliveira Mello University Center of Vila Velha; Pharmacy Course
  • Natyara dos Santos Bersácula University Center of Vila Velha; Pharmacy Course
  • Renata Aubin Dias Saliba Ethosfarma Teaching Institute
  • Francielli Teixeira Bravim Federal University of Espírito Santo; Health Science Center; Departament of Physiological Science
  • Nazaré Souza Bissoli Ethosfarma Teaching Institute

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1984-82502009000200021

Palavras-chave:

Atenção farmacêutica^i2^savaliação de usuár, Serviços de farmácia, Farmácia comunitária^i2^savalia

Resumo

O presente estudo teve por objetivo avaliar a satisfação de usuários de um serviço de atenção farmacêutica, implantado em uma farmácia comunitária privada no município de Vitória - ES. Trata-se de um estudo observacional de corte transversal, cuja coleta dos dados se deu por meio da aplicação de um questionário de satisfação. O instrumento foi aplicado por indivíduo treinado e sem vínculo com os estabelecimentos avaliados. Foi utilizada uma escala de intensidade de cinco pontos do tipo Likert, cujo menor número representa a opção "ruim" e o maior à opção "excelente". Também foi avaliado, para efeito de comparação, o nível de satisfação de usuários de dois outros estabelecimentos farmacêuticos que não possuíam esta prática implantada. Neste caso, os pacientes foram selecionados de forma aleatória, porém pareados pela idade. Foi obtido um alto nível de satisfação dos usuários do serviço de atenção farmacêutica. Os valores obtidos estavam entre 3 e 5, numa escala que varia de 1 a 5 pontos, sendo que as médias mais altas se referiam ao interesse do farmacêutico pela saúde do paciente. Como nos demais estabelecimentos o nível de satisfação foi inferior, foi possível concluir que o serviço de atenção farmacêutica foi o responsável pelo excelente resultado obtido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Original Papers

Como Citar

Evaluation of the satisfaction level of patients attended by a pharmaceutical care program in a private communitarian pharmacy in Vitória (ES, Brazil) . (2009). Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, 45(2), 349-355. https://doi.org/10.1590/S1984-82502009000200021